Geral

Prefeitura de Camaquã recebe minuta do Estudo Hidrológico

Objetivo deste estudo é a elaboração e implantação de um Plano de Gerenciamento das Águas no município, que beneficiará toda a área central, direcionando as águas da chuva para área de expansão
31/07/2020 - 15h28min Prefeitura de Camaquã Corrigir

Na manhã desta sexta-feira (31), o secretário do Meio Ambiente de Camaquã, Luis Carlos Evangelista, esteve visitando o gabinete do prefeito Ivo de Lima Ferreira para a entrega da minuta do termo de referência do Estudo Hidrológico, que tem por finalidade fornecer subsídios para a elaboração e implantação de um Plano de Gerenciamento das Águas em Camaquã, abrangendo as bacias e micro bacias de contribuição do perímetro urbano e de expansão.

Após a entrega ao prefeito, a minuta tramitará em processo de abertura de licitação, o que possibilitará a conclusão deste trabalho que beneficiará toda a área central, direcionando as águas da chuva para área de expansão. Dessa forma, os problemas ocorridos pelas inundações neste ponto serão resolvidos.

Objeto do termo de referência

O objeto do termo é definir as especificações técnicas a serem seguidas para a elaboração do referido plano de todas suas etapas, a coleta de dados, análise dos dados e planejamento.

O estudo hidrológico deverá se basear na caracterização fisiográfica e climatológica da região de Camaquã, observando o tamanho das áreas de drenagem, tipos e ocupação do solo, assim como também em dados pluviométricos e fluviométricos, contemplando os diversos assuntos, entre eles: plano de contenção de cheias; caraterização hidrodinâmica dos aquíferos; monitoramento hidrológico; avaliação de transporte e deposição de sedimentos; diagnóstico e gerenciamento de recursos hídricos; modelagem e simulação hidrodinâmica.

Plano de bacias

Nesta etapa serão abordados os aspectos técnicos do plano, levantamento de dados, atividades de campo, definição de critérios de projeto, estimativa de cenários de simulação e proposição de soluções.

Pontos críticos que serão analisados

Banhado Jardim do Forte; bairro Floresta; todas as nascentes da Sanga do Passinho; Sanga do Curtume; Santa Bárbara; Sanga do Capitão Jango (bairro São Luiz); bairro São Pedro; bairro Gaúcho; perímetro de expansão urbana (Dirceu Dorneles); bairro São Carlos; Distrito Industrial; área de desenvolvimento industrial; área de preservação do Arroio Duro; área de preservação Barragem do Arroio Duro.

MAIS NOTÍCIAS

OLIDATA
ROGÉRIO CALÇADOS
RÁDIO SÃO JOSÉ
ART MÓVEIS
MIX BEBIDAS
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ADRIANO CONRADO
ELETRO CLIC
LAVAGEM FERNANDES
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +