Geral

Prefeitura de Camaquã recebe minuta do Estudo Hidrológico

Objetivo deste estudo é a elaboração e implantação de um Plano de Gerenciamento das Águas no município, que beneficiará toda a área central, direcionando as águas da chuva para área de expansão

Compartilhe:
31/07/2020 - 15h28min Prefeitura de Camaquã Corrigir

Na manhã desta sexta-feira (31), o secretário do Meio Ambiente de Camaquã, Luis Carlos Evangelista, esteve visitando o gabinete do prefeito Ivo de Lima Ferreira para a entrega da minuta do termo de referência do Estudo Hidrológico, que tem por finalidade fornecer subsídios para a elaboração e implantação de um Plano de Gerenciamento das Águas em Camaquã, abrangendo as bacias e micro bacias de contribuição do perímetro urbano e de expansão.

Após a entrega ao prefeito, a minuta tramitará em processo de abertura de licitação, o que possibilitará a conclusão deste trabalho que beneficiará toda a área central, direcionando as águas da chuva para área de expansão. Dessa forma, os problemas ocorridos pelas inundações neste ponto serão resolvidos.

Objeto do termo de referência

O objeto do termo é definir as especificações técnicas a serem seguidas para a elaboração do referido plano de todas suas etapas, a coleta de dados, análise dos dados e planejamento.

O estudo hidrológico deverá se basear na caracterização fisiográfica e climatológica da região de Camaquã, observando o tamanho das áreas de drenagem, tipos e ocupação do solo, assim como também em dados pluviométricos e fluviométricos, contemplando os diversos assuntos, entre eles: plano de contenção de cheias; caraterização hidrodinâmica dos aquíferos; monitoramento hidrológico; avaliação de transporte e deposição de sedimentos; diagnóstico e gerenciamento de recursos hídricos; modelagem e simulação hidrodinâmica.

Plano de bacias

Nesta etapa serão abordados os aspectos técnicos do plano, levantamento de dados, atividades de campo, definição de critérios de projeto, estimativa de cenários de simulação e proposição de soluções.

Pontos críticos que serão analisados

Banhado Jardim do Forte; bairro Floresta; todas as nascentes da Sanga do Passinho; Sanga do Curtume; Santa Bárbara; Sanga do Capitão Jango (bairro São Luiz); bairro São Pedro; bairro Gaúcho; perímetro de expansão urbana (Dirceu Dorneles); bairro São Carlos; Distrito Industrial; área de desenvolvimento industrial; área de preservação do Arroio Duro; área de preservação Barragem do Arroio Duro.

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
Mais Lidas
TBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARES