Rural

Pesquisadores da UFPel estimam movimentação de nuvens de gafanhotos

Estudiosos preveem que animais se movimentem até o dia 6 de agosto

Compartilhe:
03/08/2020 - 15h40min CCS UFPel Corrigir

Os pesquisadores do Grupo de Dispersão de Poluentes e Engenharia Nuclear (Gdispen) da Universidade Federal de Pelotas têm apresentado simulações e estimativas da trajetória das nuvens de gafanhotos, da espécie Schistocerca cancellata, que estão se deslocando pelo Paraguai e Argentina desde maio. Neste link são encontrados os detalhes sobre o modelo utilizado e sobre o enxame.

 Sobre as nuvens de gafanhotos e as suas localizações atuais:

Até o momento, quatro nuvens de gafanhotos foram localizadas na América do Sul:

  • primeira nuvem, foi localizada em maio, vinda do Paraguai para a Argentina e, segundo o SENASA, aproximadamente 80% da nuvem foi dizimada nos arredores da cidade de Federación, divisa da Argentina com o Uruguai. Não se tem notícias sobre um reagrupamento desta nuvem.
  • segunda nuvem de gafanhotos foi localizada no Paraguai em 16/7, na província del Chaco. Desde o dia 31/7, esta nuvem partiu das proximidades da cidade de El Pintado, província del Chaco, Argentina, e deslocou-se aproximadamente 260 km. O enxame encontrava-se no domingo na região de General Pinedo, província del Chaco, Argentina (dado do SENASA). Assim, o 3º cenário projetado até 2/8 foi ultrapassado em cerca de 60 km (a nuvem 2 percorreu aproximadamente 130 km/dia).
  • terceira nuvem foi localizada pelo governo da Argentina em 21/7. Desde o dia 31/7, esta nuvem partiu das redondezas de Ingeniero Juárez, província de Formosa, Argentina, e deslocou-se aproximadamente 260 km. No domingo a nuvem 3 alcançou a região de Pampa de Los Guanacos, província de Santiago del Estero, Argentina (dado do SENASA). A nuvem 3, assim como a nuvem 2, percorreu aproximadamente 130 km/dia, ultrapassando o 3º cenário projetado até 2/8 em cerca de 60 km.
  • Uma quarta nuvem foi localizada em 31/7. Esta nuvem se encontra próxima a Coronel Juan Solá, província de Salta, Argentina (dado do SENASA).

Para uma melhor visualização da localização aproximada das nuvens, segue um mapa da região.

Dados do campo de vento e de temperatura:

Uma vez que os deslocamentos da nuvem são determinados em 80% dos casos pela direção do vento e que temperaturas acima de 20°C favorecem o voo dos insetos, são apresentados na sequência os campos de vento, e os campos de temperatura em 850hPa e a 2m, para os próximos dias. O modelo WRF foi utilizado para fazer a previsão, sendo inicializada no dia 2/8 as 12UTC até o dia 6/8 as 12UTC (no horário local, as 9h da manhã do dia 2/8 até as 9h da manhã do dia 6/8). (Para visualizar as animações clique nas figuras)

Estimativa da trajetória das nuvens 2, 3 e 4 até quinta, 06/8

É apresentada na sequência uma estimativa da trajetória dos enxames 2, 3 e 4. São utilizados os dados da previsão dos campos de vento do modelo WRF, inicializada no dia 2/8 as 12UTC. Esta espécie pode viajar até 150 Km/dia, mas desde o início desta pesquisa vinha apresentando um deslocamento que variava entre aproximadamente 40 e 80 km/dia. Neste último final de semana, as nuvens chegaram a se deslocar até 130 Km/dia.

Apresenta-se a estimativa de 4 possíveis trajetórias: num primeiro cenário, supõe-se que a nuvem viaje aproximadamente 30 km/dia; num segundo cenário, 60 km/dia, num terceiro cenário, 100 km/dia e num quarto cenário 150 km/dia. As trajetórias completas são descritas nas figuras a seguir (Cenário 1: círculos vermelhos; Cenário 2: círculos azuis,  Cenário 3: círculos rosas, Cenário 4: círculos pretos).

Na sequência, os possíveis cenários são apresentados separadamente em animações.

Cenário 1: Nuvem se desloca aproximadamente 30 km/dia (Para visualizar a animação clique na figura)

Nuvem 2: Se esta previsão se confirmar, na quinta-feira 06/8, estima-se que a nuvem se localize a leste da cidade de Gregoria Pérez de Denis, na província de Santa Fé na Argentina, em torno de 480 km (em linha reta) da cidade de Uruguaiana no RS.

Nuvem 3: Se esta previsão se confirmar, na quinta-feira 06/8, estima-se que a nuvem se localize a oeste da cidade de Otumpa, permanecendo na província de Santiago del Estero na Argentina, em torno de 540 km (em linha reta) da cidade de Uruguaiana no RS.

Nuvem 4: Se esta previsão se confirmar, na quinta-feira 06/8, estima-se que a nuvem se localize ao sul da cidade de Lagunita Nueva Probacion, permanecendo na província de Salta na Argentina, em torno de 850 km (em linha reta) da cidade de São Borja no RS.

Cenário 2: Nuvem se desloca aproximadamente 60 km/dia (Para visualizar a animação clique na figura)

Nuvem 2: Se esta previsão se confirmar, na quinta-feira 06/8, estima-se que a nuvem poderá atingir a cidade de Logrono, na província de Santa Fé na Argentina. O ponto fica a aproximadamente 400 km (em linha reta) da cidade de Barra do Quaraí no RS.

Nuvem 3: Se esta previsão se confirmar, na quinta-feira 06/8, estima-se que a nuvem se localize próxima a cidade de Cuatro Bocas, na província de Santiago del Estero na Argentina. O ponto fica a aproximadamente 460 km (em linha reta) da cidade de Barra do Quaraí no RS.

Nuvem 4: Se esta previsão se confirmar, na quinta-feira 06/8, estima-se que a nuvem poderá atingir a região próxima à cidade de Taco Pozo, na divisa das províncias de Salta, Santiago del Estero e Chaco na Argentina. O ponto fica a aproximadamente 800 km (em linha reta) da cidade de São Borja no RS.

Cenário 3: Nuvem se desloca aproximadamente 100 km/dia (Para visualizar a animação clique na figura)

Nuvem 2: Se esta previsão se confirmar, na quinta-feira 06/8, estima-se que a nuvem se localize próxima a cidade de Monigotes, na província de Santa Fé na Argentina. O ponto fica a aproximadamente 380 km (em linha reta) da cidade de Barra do Quaraí no RS.

Nuvem 3: Se esta previsão se confirmar, na quinta-feira 06/8, estima-se que a nuvem poderá atingir a região próxima à cidade de Ceres, na província de Santa Fé na Argentina. O ponto fica a aproximadamente 430 km (em linha reta) da cidade de Barra do Quaraí no RS.

Nuvem 4: Se esta previsão se confirmar, na quinta-feira 06/8, estima-se que a nuvem poderá atingir a região próxima à cidade de Bandera Bajada, na província de Santiago del Estero na Argentina. O ponto fica a aproximadamente 700 km (em linha reta) da cidade de Uruguaiana no RS.

Cenário 4: Nuvem se desloca aproximadamente 150 km/dia (Para visualizar a animação clique na figura)

Nuvem 2: Se esta previsão se confirmar, na quinta-feira 06/8, estima-se que a nuvem poderá atingir a região próxima à cidade de Paraná, na província de Entre Ríos na Argentina. O ponto fica a aproximadamente 330 km (em linha reta) da cidade de Barra Quaraí no RS.

Nuvem 3: Se esta previsão se confirmar, na quinta-feira 06/8, estima-se que a nuvem poderá atingir a região próxima à cidade de Sarmiento, na província de Santa Fé na Argentina. O ponto fica a aproximadamente 350 km (em linha reta) da cidade de Barra Quaraí no RS.

Nuvem 4: Se esta previsão se confirmar, na quinta-feira 06/8, estima-se que a nuvem poderá atingir a região próxima à cidade de Medellín, na província de Santiago del Estero na Argentina. O ponto fica a aproximadamente 620 km (em linha reta) da cidade de Barra Quaraí no RS.

Novas estimativas serão apresentadas sempre que uma nova localização do enxame for divulgada pelo SENASA, e as condições do tempo forem favoráveis ao deslocamento dos enxames.

É importante lembrar que estas simulações advêm de um modelo matemático, e como tal é uma aproximação da realidade, e, portanto, possui erros inerentes. Além disso, a trajetória pode ser alterada de acordo com mudanças devidas ao deslocamento da espécie, além de mudanças climatológicas como chuva e frio.

Este estudo tem objetivo puramente acadêmico e científico, mostrando a grande aplicabilidade da modelagem matemática em problemas reais. As discussões, opiniões, ideias e publicações geradas a partir dos resultados do modelo utilizado são de autoria dos respectivos autores, e não necessariamente representam aquelas das instituições a que estes pertencem.

Os pesquisadores do GDISPEN envolvidos nesta pesquisa são os doutores Fernanda Tumelero, Viliam Cardoso da Silveira, Guilherme Jahnecke Weymar, Daniela Buske, Régis Sperotto de Quadros, Glênio Aguiar Gonçalves, Igor da Cunha Furtado, Alexandre Sacco Athayde e Luciana Rossato Piovesan.

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
TBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSEAFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉ