Geral

Com mais de 1.100 casos e 22 mortes, Pelotas tentará lockdown para conter o avanço da covid-19

Mesmo classificado em região de risco médio de contágio, prefeita afirmou que o município adotará protocolos mesclados das bandeiras laranja e vermelha no intuito de frear a disseminação do novo coronavírus

Compartilhe:
04/08/2020 - 08h33min Corrigir

Com o total de 1.127 casos e 22 óbitos associados ao novo coronavírus, Pelotas deverá adotar lockdown nos próximos dias para tentar conter o avanço da covid-19 no município. O anúncio foi feito pela prefeita Paula Mascarenhas em pronunciamento na tarde de ontem (3).

Outras cidades da região, como Pedro Osório e São José do Norte, já utilizaram essa medida há alguns dias, mas em Pelotas, o período de duração do fechamento total do comércio ainda não foi estipulado. Também não ficou claro se a prefeita vai aplicar a restrição mais severa somente no final de semana ou se estenderá por mais dias. Paula alegou que a alta taxa de internações de pacientes covid-19, confirmados ou suspeitos, em leitos de UTI foi um dos pontos cruciais para a tomada da decisão e que o avanço da pandemia vai determinar o tempo que durará o lockdown.

Nesta rodada do Distanciamento Controlado, a região de Pelotas retornou à zona de bandeira laranja, mas isso ocorreu após a reavaliação da classificação por parte do governo do Estado. No mapa preliminar, divulgado na sexta-feira (31), Pelotas era uma das 12 áreas do RS em bandeira vermelha. A Comissão Técnica da Azonasul elaborou uma defesa para que a Macrorregião Sul, que abrange também sete cidades da região de Bagé, pudesse permanecer na bandeira laranja e recebeu o aval positivo por parte do Estado na tarde de ontem. O total de recuperados, assim como a estrutura de retaguarda hospitalar, contaram para essa decisão.

No entanto, com 27 leitos de UTI ocupados na cidade até sexta, Paula havia anunciado que não recorreria da decisão. Ao comentar a reavaliação, a prefeita afirmou que o município vai adotar, a partir desta terça (4), protocolos que mesclam restrições da bandeira laranja com os da vermelha, como o limite de 25% dos trabalhadores nas empresas e adiantou que os próximos dias serão de fiscalização ainda mais intensa. 

No domingo (2), em mais uma Operação "Saúde para Todos", as forças de segurança do município realizaram uma barreira sanitária na Avenida Adolfo Fetter, que leva à praia do Laranjal. No total, segundo dados oficiais, a ação abordou 487 veículos e 955 pessoas foram orientadas, além de seis veículos recolhidos (sendo um por adulteração de sinal identificador), seis veículos autuados, 11 Autos de Infrações expedidos, uma prisão por adulteração de sinal identificador e uma multa grave por promoção de evento de futebol.

Conforme o boletim epidemiológico de ontem, Pelotas registrou o pior cenário da pandemia desde quando o novo coronavírus começou a se instalar no município. Foram três óbitos reportados e mais 59 casos positivos. Ao todo, a Zona Sul está com 3.612 casos, 2.671 recuperações e 115 óbitos pela covid-19 espalhados em 20 das 22 cidades que compõem a região. 

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
TBK INTERNET
AFUBRA MAR 2024
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBTBK INTERNETAFUBRA MAR 2024