Cultura

Acampamento Farroupilha de Porto Alegre é cancelado e semana terá formato online

Tradicional celebração gaúcha ocorrerá de 13 a 20 de setembro de forma virtual com shows e oficinas temáticas

Compartilhe:
04/08/2020 - 09h30min Corrigir

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou, na segunda-feira (3), o cancelamento do Acampamento Farroupilha no Parque Harmonia em 2020. A decisão se dá em razão da pandemia do novo coronavírus.

A festa mais tradicional do calendário gaúcho, que costuma reunir mais de um milhão de visitantes em pelo menos 350 galpões no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, será realizada de 13 a 20 de setembro em formato totalmente online.

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a prefeitura já estavam em tratativas para compor uma programação online. Para o vice-presidente administrativo e de finanças do MTG, César Oliveira, a iniciativa inédita visa manter viva a cultura rio-grandense.

“Vamos fazer deste limão uma limonada. Vamos projetar Porto Alegre e o nosso estado para todo o país, mostrando a força de nossa tradição, em um evento audacioso. Nem o Nordeste aproveitou as festas juninas para se transformar em um evento totalmente online, que é o que nós estamos propondo”, diz.

O "Galpão Virtual Universo Gaúcho" terá programação de shows com nomes da música tradicionalista e oficinas com temas como gastronomia, dança, cutelaria, artes plásticas e artesanato.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior garantiu apoio da prefeitura para viabilizar a iniciativa, que classificou como “algo extremamente inovador, com potencial de grande impacto e projeção, que tem tudo a ver com a futura retomada do turismo cultural na cidade”.

A patrona municipal do evento será a professora aposentada e patroa do CTG Galpão da Amizade, Sandra Abech.

A patrona iniciou as cavalgadas em 1982, atividade que incentiva a participação das mulheres. Foi a primeira mulher a participar da Chama Internacional do Uruguai até Porto Alegre. Sandra Regina é a atual vice-presidente da diretoria da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav).

Há mais de 30 anos na lida tradicionalista, Sandra Abech celebra ser escolhida como patrona e faz uma reflexão sobre o momento atual.

“Amamos conduzir a cavalo a Chama Crioula para todos os cantos do Rio Grande do Sul, mas devemos nos voltar para dentro de nós e reacendermos nossa chama da sabedoria, da solidariedade, do amor e da nossa preservação” comenta.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
CÂMERAS
AABB
AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETCÂMERASAABBAFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉ