Cultura

Acampamento Farroupilha de Porto Alegre é cancelado e semana terá formato online

Tradicional celebração gaúcha ocorrerá de 13 a 20 de setembro de forma virtual com shows e oficinas temáticas
04/08/2020 - 09h30min Corrigir

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou, na segunda-feira (3), o cancelamento do Acampamento Farroupilha no Parque Harmonia em 2020. A decisão se dá em razão da pandemia do novo coronavírus.

A festa mais tradicional do calendário gaúcho, que costuma reunir mais de um milhão de visitantes em pelo menos 350 galpões no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, será realizada de 13 a 20 de setembro em formato totalmente online.

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a prefeitura já estavam em tratativas para compor uma programação online. Para o vice-presidente administrativo e de finanças do MTG, César Oliveira, a iniciativa inédita visa manter viva a cultura rio-grandense.

“Vamos fazer deste limão uma limonada. Vamos projetar Porto Alegre e o nosso estado para todo o país, mostrando a força de nossa tradição, em um evento audacioso. Nem o Nordeste aproveitou as festas juninas para se transformar em um evento totalmente online, que é o que nós estamos propondo”, diz.

O "Galpão Virtual Universo Gaúcho" terá programação de shows com nomes da música tradicionalista e oficinas com temas como gastronomia, dança, cutelaria, artes plásticas e artesanato.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior garantiu apoio da prefeitura para viabilizar a iniciativa, que classificou como “algo extremamente inovador, com potencial de grande impacto e projeção, que tem tudo a ver com a futura retomada do turismo cultural na cidade”.

A patrona municipal do evento será a professora aposentada e patroa do CTG Galpão da Amizade, Sandra Abech.

A patrona iniciou as cavalgadas em 1982, atividade que incentiva a participação das mulheres. Foi a primeira mulher a participar da Chama Internacional do Uruguai até Porto Alegre. Sandra Regina é a atual vice-presidente da diretoria da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav).

Há mais de 30 anos na lida tradicionalista, Sandra Abech celebra ser escolhida como patrona e faz uma reflexão sobre o momento atual.

“Amamos conduzir a cavalo a Chama Crioula para todos os cantos do Rio Grande do Sul, mas devemos nos voltar para dentro de nós e reacendermos nossa chama da sabedoria, da solidariedade, do amor e da nossa preservação” comenta.

MAIS NOTÍCIAS

PADARIA ESTRELA
DIGA NÃO!
ELETRO CLIC
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
ADRIANO CONRADO
FUNERÁRIA BOM PASTOR
RESTAURANTE COME COME
ART MÓVEIS
ROGÉRIO CALÇADOS
OLIDATA
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +