Geral

Região de Camaquã é desmembrada da Macrorregião Metropolitana no Distanciamento Controlado

Microrregião Guaíba já deve ser lançada no mapa preliminar da sexta-feira (7) e classificação de bandeira passará a valer a partir de segunda (10)

Compartilhe:
05/08/2020 - 18h39min Atualizada em 06/08/2020 - 11h00min Corrigir

Nesta quarta-feira (5), uma videoconferência foi promovida pela Prefeitura de Camaquã a fim de esclarecer para a população sobre a criação da 21ª Microrregião Covid no mapa do Distanciamento Controlado. Participaram da transmissão os prefeitos Ivo de Lima Ferreira, de Camaquã, e Silvio Rafaeli, de Tapes, que também é o presidente do Consórcio Intermunicipal Centro Sul. O secretário da Saúde, Fabiano Martins, e o procurador-chefe, Fabiano Ribeiro, foram outras das autoridades presentes no encontro virtual.

Conforme afirmou Rafaeli, a nova região foi batizada de Microrregião Guaíba e abrange 11 municípios da Costa Doce e oito da Carbonífera, totalizando 403,794 habitantes em 19 cidades. São elas: Arambaré, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Butiá, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Chuvisca, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, General Câmara, Guaíba, Mariana Pimentel, Minas do Leão, São Jerônimo, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes. 

Até então, ambas as regiões faziam parte a Macrorregião Metropolitana (R09 e R10), mas foram desmembradas após a ampliação do atendimento de alta complexidade nas cidades de Camaquã, Charqueadas, São Jerônimo e Guaíba. No total, são 40 leitos de UTI disponíveis para atendimento de possíveis pacientes graves da covid-19 na microrregião.

A ideia já havia sido apresentada pelos municípios do Consórcio Centro-Sul ao governo na primeira semana em que a região foi classificada na bandeira vermelha, no final de junho, mas nessa mesma ocasião, a proposta foi rejeitada por conta da falta de leitos de UTI nas principais cidades da região (Guaíba e Camaquã). O governo deve ainda regulamentar a mudança, através de decreto, nesta quinta-feira (6). Posterior a isso, a nova região já irá aparecer na próxima atualização das bandeiras, na sexta-feira (7), e dependendo de quais serão as avaliações dos indicativos da doença, o comércio já deve operar com menos restrições na segunda (10).

A criação da microrregião foi celebrada pelos gestores, principalmente pelo prefeito Ivo, que lembrou das cinco semanas consecutivas que Camaquã ficou classificado em região de alto risco de contágio da covid-19 e teve que manter seus comércios fechados. O chefe do Executivo camaquense pediu a colaboração dos comerciantes após essa possível reabertura sinalizada para os próximos dias, além de reforçar que a pandemia está em seu maior ápice em Camaquã e esse alto número de contaminados, assim como está acontecendo em Guaíba, pode influenciar na classificação da microrregião no Distanciamento Controlado. Ivo lembrou que os municípios que compõem a nova área Covid são de pequeno ou médio portes e um colapso no atendimento em saúde da região prejudicaria também e ainda mais os comércios.

Já Rafaeli aproveitou para reforçar que a população necessita manter os cuidados sanitários para conter o avanço de casos da covid-19 na região, evitando "as aglomerações e os churrascos", para que o comércio não volte a sofrer com restrições severas quanto ao funcionamento. O gestor também informou que por conta da intensa fiscalização, do monitoramento e também da forte adesão dos protocolos de saúde no comércio de Tapes, o município não registrou nenhuma contaminação que fosse proveniente diretamente desses locais, mas que os contaminados circularam nos estabelecimentos e tiveram contato com aproximadamente outras 1.600 pessoas.

Asssita à videoconferência: 

*Matéria atualizada para acréscimo de informações

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
TBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉ