Geral

Lockdown em Pelotas inicia com forte ação de fiscalização

Já nas primeiras horas de restrição severa, as forças de segurança do município, juntamente com a fiscalização da prefeitura, circularam pelas principais avenidas e também nos bairros da cidade

Compartilhe:
09/08/2020 - 11h18min Corrigir

Começou na noite desse sábado (8) o lockdown programado pela Prefeitura de Pelotas para conter o avanço da covid-19 e aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI no município com pacientes da doença. O período de fechamento total do comércio deve durar das 20 horas de ontem até as 12 horas da terça-feira (11). Apenas hospitais, farmácias, postos de combustíveis, funerárias e as agências dos Correios (somente para entrega de encomendas e distribuição de correspondências) estão permitidos a funcionar. 

As forças de segurança do município, juntamente com a fiscalização da prefeitura, organizaram uma grande força-tarefa para se fazer cumprir o isolamento total. As ações estão divididas em quatro táticas: atendimento de denúncias, barreiras volantes nas principais ruas da cidade, policiamento em pontos considerados como propícios para aglomerações e abordagem de policiais à paisana (sem farda). Os agentes estão autorizados inclusive a acompanhar as pessoas até o local de destino para comprovar a veracidade da informação dos pedestres ou motoristas de que estão indo para algum serviço permitido. 

Já nas primeiras horas de regras mais rígidas de distanciamento social, agentes da Secretarias de Segurança Pública (SSP/Guarda Municipal), Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e Saúde – Vigilância Sanitária (Visa/SMS), aliadas à Brigada Militar (BM) e à Polícia Civil (PC), circularam pelas principais avenidas de Pelotas e também nos bairros, com intensa fiscalização.

A determinação da prefeitura é para que as pessoas somente saiam de casa para trabalhar nos serviços essenciais ou se necessitarem de algum desses serviços. A recomendação é que as pessoas tenham em mãos documentos comprovando para onde estão indo, ou o motivo de estarem circulando nas ruas. 

A multa para as empresas que não seguirem o lockdown é de R$1,176, enquanto que o valor para pedestres que forem pegos não obedecendo o decreto é de R$ 179. Denúncias de situações de descumprimento podem ser feitas pelo Disk Denúncia da Brigada Militar, que é o (53) 3227-7171, ou pelo WhatsApp da prefeitura, o (53) 99122-8701, como também para a Guarda Municipal, no 153.

Dados atuais da covid-19 em Pelotas

De acordo com o último boletim epidemiológico, emitido na tarde desse sábado, Pelotas registra 1.351 casos confirmados, 885 pacientes recuperados, 401 isolados e 35 mortes associadas ao novo coronavírus. Das 31 pessoas positivas que estão internadas atualmente, uma encontra-se hospitalizada em Bagé.

Ao total, 58 pessoas estão internadas em leitos exclusivos Covid nas unidades de saúde do município (30 confirmados, 21 suspeitos e sete negativos), sendo 21 em UTI e 37 na enfermaria (sete são de outros municípios: cinco suspeitos e dois suspeitos: quatro em UTI e três em enfermaria).

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
CÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉAABB
COMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNET