Geral

Chuva e frio devem retornar ao Estado nesta semana

Mas antes da chegada da frente fria, associada a uma massa de ar frio, temperaturas altas marcam a segunda-feira (10) no RS
09/08/2020 - 21h35min Corrigir

A semana deve começar com chuva e termômetros acima do normal no Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, com o fim do bloqueio atmosférico que paira sobre o Estado, a tendência é de que uma frente fria avance e provoque chuvas volumosas nos próximos dias. 

Nesta segunda-feira (10), o ventos mudam de direção, passando a soprar do quadrante Norte a Noroeste e junto com o predomínio do sol, favorecem um aquecimento ainda mais significativo durante o dia, com marcas próximas ou até um pouco acima dos 30°C em vários pontos do território gaúcho. Entretanto, a nova frente fria começa a adentrar pelo RS entre a tarde e noite de segunda e madrugada de terça-feira (11). A chuva deve iniciar pela fronteira com o Uruguai, acompanhada de trovoadas, com possibilidade de precipitação de granizo em alguns pontos.

Também é esperado um aumento na velocidade dos ventos, com rajadas entre 55 a 75 km/h do quadrante sudoeste, associadas ao ingresso da massa de ar frio sobre a Metade Sul, incluindo a Campanha, Serra do Sudeste, Costa Doce e Fronteira com o Uruguai e Argentina. No entanto, apesar da chance de tormentas, as chuvas serão muito irregulares e de baixo acumulado na maioria dos pontos.

Ao longo da terça, a frente fria avança em direção a Metade Norte do Estado, provocando pouca chuva na região, porém, o destaque será para a queda das temperaturas. No entanto, ao final do dia e no decorrer da quarta (12), a chegada de um sistema de baixa pressão atmosférica deve contribuir para formação de novas áreas de instabilidade e que podem provocar alguns temporais em áreas do Norte, Noroeste e Nordeste, incluindo a região de Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Erechim, Santa Rosa e em áreas de divisa.

Conforme a Sigma Meteorologia, chuvas volumosas e mais intensas são previstas em áreas da Metade Norte do RS e em áreas de Santa Catarina, do Nordeste da Argentina e do Paraguai nos próximos oito dias. Em contrapartida, são aguardados baixos volumes de chuva em áreas da Metade Sul e Sudoeste do RS e no Uruguai.

Previsão para Camaquã

Os acumulados de chuva para os próximos dias na região de Camaquã devem giram em torno dos 5mm a 8mm a partir de terça-feira. A temperatura nesta segunda deve ser de 15°C pela manhã e 27°C à tarde. Na terça, os termômetros caem com a chegada do mau tempo. Mínima de 9°C e máxima de 17°C. Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. E na quarta, a previsão é de sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Os termômetros oscilam entre 9°C e 18°C. 

Com informações de Climatempo, Sigma Metorologia e Somar Meteorologia

MAIS NOTÍCIAS

OLIDATA
ELETRO CLIC
FUNERÁRIA BOM PASTOR
RÁDIO SÃO JOSÉ
RESTAURANTE COME COME
SUPER SÃO JOSÉ
ADRIANO CONRADO
ROGÉRIO CALÇADOS
PADARIA ESTRELA
ART MÓVEIS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +