Saúde

RS firma parceria com a Fiocruz para ações de saúde humana, animal e ambiental

Cooperação técnica prevê desenvolvimento científico e tecnológico em saúde

Compartilhe:
12/08/2020 - 12h03min Assessoria SES/RS Corrigir
Para incentivar a pesquisa científica e a inovação tecnológica na área da saúde no Rio Grande do Sul, foi assinado nesta terça-feira (11), em cerimônia virtual, um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A parceria visa ao desenvolvimento de ações intersetoriais, reunindo diversas secretarias, dentro do conceito de uma Rede de Saúde Única, que integra a saúde humana, animal e ambiental.
A secretária da Saúde do Estado, Arita Bergmann, disse que “essa parceria viabiliza a busca de soluções inovadoras aplicadas à saúde para a definição de políticas públicas e práticas de prevenção e controle de enfermidades”. 
Arita também afirmou que “é compromisso deste governo, fazer entregas para os cidadãos no sentido da prevenção, promoção e assistência, com respaldo na ciência”. 
De acordo com a secretária, a Fiocruz tem papel fundamental neste momento de pandemia. Arita saudou o início das atividades da nova unidade de apoio e diagnóstico da Covid-19 da fundação que passa também a realizar testes RT-PCR enviados pelo Programa Testar RS.  “Agradeço a possibilidade de contar com o laboratório da Fiocruz junto ao nosso projeto, ajudando na ampliação da testagem da população gaúcha.”
A secretária também expressou a grande expectativa com o desenvolvimento da vacina  contra o coronavírus por parte da Fiocruz. “Temos esperança no futuro com essa vacina”, frisou. 
A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, destacou que o RS é um Estado que tem tradição no desenvolvimento da ciência e da tecnologia. “O conceito é de uma só saúde, que seja integrada nas áreas animal, epidemiológica e ambiental”, ressaltou. Segundo ela, as políticas e os serviços devem ser baseados nas soluções científicas e tecnológicas, com o desafio das visões de desenvolvimento social e do Sistema Único de Saúde (SUS). 
Participaram do evento virtual, representantes das secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia, da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, do Meio Ambiente e Infraestrutura, da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (Fapers) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAFUBRA MAR 2024SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERAS