Saúde

RS firma parceria com a Fiocruz para ações de saúde humana, animal e ambiental

Cooperação técnica prevê desenvolvimento científico e tecnológico em saúde
12/08/2020 - 12h03min Assessoria SES/RS Corrigir
Para incentivar a pesquisa científica e a inovação tecnológica na área da saúde no Rio Grande do Sul, foi assinado nesta terça-feira (11), em cerimônia virtual, um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A parceria visa ao desenvolvimento de ações intersetoriais, reunindo diversas secretarias, dentro do conceito de uma Rede de Saúde Única, que integra a saúde humana, animal e ambiental.
A secretária da Saúde do Estado, Arita Bergmann, disse que “essa parceria viabiliza a busca de soluções inovadoras aplicadas à saúde para a definição de políticas públicas e práticas de prevenção e controle de enfermidades”. 
Arita também afirmou que “é compromisso deste governo, fazer entregas para os cidadãos no sentido da prevenção, promoção e assistência, com respaldo na ciência”. 
De acordo com a secretária, a Fiocruz tem papel fundamental neste momento de pandemia. Arita saudou o início das atividades da nova unidade de apoio e diagnóstico da Covid-19 da fundação que passa também a realizar testes RT-PCR enviados pelo Programa Testar RS.  “Agradeço a possibilidade de contar com o laboratório da Fiocruz junto ao nosso projeto, ajudando na ampliação da testagem da população gaúcha.”
A secretária também expressou a grande expectativa com o desenvolvimento da vacina  contra o coronavírus por parte da Fiocruz. “Temos esperança no futuro com essa vacina”, frisou. 
A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, destacou que o RS é um Estado que tem tradição no desenvolvimento da ciência e da tecnologia. “O conceito é de uma só saúde, que seja integrada nas áreas animal, epidemiológica e ambiental”, ressaltou. Segundo ela, as políticas e os serviços devem ser baseados nas soluções científicas e tecnológicas, com o desafio das visões de desenvolvimento social e do Sistema Único de Saúde (SUS). 
Participaram do evento virtual, representantes das secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia, da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, do Meio Ambiente e Infraestrutura, da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (Fapers) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

MAIS NOTÍCIAS

RÁDIO SÃO JOSÉ
ROGÉRIO CALÇADOS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
OLIDATA
ELETRO CLIC
ADRIANO CONRADO
RESTAURANTE COME COME
SUPER SÃO JOSÉ
PADARIA ESTRELA
ART MÓVEIS
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +