Cultura

Relógio da praça Donário Lopes em Camaquã é entregue para a comunidade

Cerimônia ocorreu na manhã desta quarta-feira (12)

Compartilhe:
12/08/2020 - 15h18min Corrigir

Na manhã desta quarta-feira (12), a Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude, realizou a cerimônia oficial de entrega do relógio histórico da praça Donário Lopes. Estiveram presentes, na ocasião, o secretário Especial de Governo, Rafael de Moura, representando o prefeito Ivo de Lima Ferreira e demais secretários, e também o presidente do Grupo 5 de Maio, Roberto Stepanski, e o presidente do Plano Diretor, Marco Pires.

Após 18 anos, a peça voltou ao seu local de origem na segunda-feira (10), depois de passar por um processo de restauração em uma empresa especializada. O restauro foi pago com recursos da prefeitura e girou em torno dos R$ 26.300.

O término da reinstalação ocorreu na tarde de ontem (11). Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude, o relógio passará a contar com sistema sonoro, que será emitido de hora em hora. Os horários estipulados para os badalos foram: 8 horas, 10 horas, 12 horas, 16 horas e 18 horas, segundo divulgou a assessoria de imprensa da prefeitura. 

Implementado em março de 1953, o relógio retornou ao seu local de origem no mesmo ano em que a sinaleira da Esquina Democrática, no cruzamento das ruas Olavo Moraes com Presidente Vargas, também foi restaurada e recolocada. O secretário da Cultura, Diego Garcia, em sua fala, afirmou que “para nós é uma honra por estar reativando este relógio histórico, o qual faz parte da memória de muitos camaquenses”. 

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES