Cultura

Relógio da praça Donário Lopes em Camaquã é entregue para a comunidade

Cerimônia ocorreu na manhã desta quarta-feira (12)

Compartilhe:
12/08/2020 - 15h18min Corrigir

Na manhã desta quarta-feira (12), a Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude, realizou a cerimônia oficial de entrega do relógio histórico da praça Donário Lopes. Estiveram presentes, na ocasião, o secretário Especial de Governo, Rafael de Moura, representando o prefeito Ivo de Lima Ferreira e demais secretários, e também o presidente do Grupo 5 de Maio, Roberto Stepanski, e o presidente do Plano Diretor, Marco Pires.

Após 18 anos, a peça voltou ao seu local de origem na segunda-feira (10), depois de passar por um processo de restauração em uma empresa especializada. O restauro foi pago com recursos da prefeitura e girou em torno dos R$ 26.300.

O término da reinstalação ocorreu na tarde de ontem (11). Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude, o relógio passará a contar com sistema sonoro, que será emitido de hora em hora. Os horários estipulados para os badalos foram: 8 horas, 10 horas, 12 horas, 16 horas e 18 horas, segundo divulgou a assessoria de imprensa da prefeitura. 

Implementado em março de 1953, o relógio retornou ao seu local de origem no mesmo ano em que a sinaleira da Esquina Democrática, no cruzamento das ruas Olavo Moraes com Presidente Vargas, também foi restaurada e recolocada. O secretário da Cultura, Diego Garcia, em sua fala, afirmou que “para nós é uma honra por estar reativando este relógio histórico, o qual faz parte da memória de muitos camaquenses”. 

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
AABB
AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉCÂMERASAABBAFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTOR