Polícia

Brigada Militar e Sindilojas firmam parceria para criação de canal de denúncias em Camaquã

Já nesse final de semana, intensa fiscalização foi realizada pelos órgãos de segurança em diversos pontos da cidade, inclusive flagrando a realização de uma partida de futebol

Compartilhe:
17/08/2020 - 11h55min Corrigir

Uma parceria entre o Sindilojas Costa Doce e a Brigada Militar visa colaborar com a fiscalização em combate à covid-19 em Camaquã. Um grupo no aplicativo WhatsApp deve direcionar denúncias anônimas à BM sobre aglomerações e promoção de festas clandestinas neste periodo de isolamento social por conta da pandemia.

A central de denúncias foi criada após reunião entre o tenente-coronel Marco Antônio dos Santos Amaral e major Marcelo Nunes Ferreira, ambos do 30º BPM, com o presidente do Sindilojas, Otávio Morais, o vice-presidente do Sindilojas, Jorge Rubem Dias Schaidhauer, a assessora jurídica Maristela Monteiro, o gerente do Sesc, Daniel Sperb, a diretora do Senac, Denise Sefrin e a executiva do Sindilojas, Jane Kila. 

Dentre os assuntos que foram tratados no encontro está o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado (Piseg/RS), promovido pela Brigada Militar, onde as empresas de médio e grande porte podem destinar um percentual do ICMS para um fundo. O valor será destinado para compras de aparelhos. O Piseg/RS foi instituído pela Lei Complementar nº 15.224 de 10/09/2018, e regulamentado pelo decreto nº 54.361 de 04/12/2018.

Fiscalização intensa no final de semana

Entre a sexta-feira (14) e o domingo (16), algumas ações foram realizadas pelos órgãos de segurança do município, juntamente com a fiscalização da prefeitura, em diversos pontos da cidade, depois de denúncias feitas pela comunidade. Na ocasião, a promotora Fabiane Rios, representando o Ministério Público, acompanhou as equipes no trabalho. 

Uma blitz foi realizada na Avenida José Loureiro da Silva e aglomerações tiveram que ser dispersadas em um posto de gasolina às margens da BR-116, além de uma partida de futebol que foi interrompida em um campo de areia de uma praça da cidade. Os órgãos solicitam para que a comunidade evite as junções de pessoas, festas e churrascos clandestinos neste período para que nenhum transtorno seja provocado. Ações como essas devem continuar durante os próximos finais de semana.

Durante reunião na última quinta-feira (13), as forças de segurança de Camaquã já haviam divulgado que a fiscalização seria intensificada no município. Os camaquenses que forem flagrados descumprindo com as normas do Decreto Municipal para contenção da covid-19 podem ser enquadrados em crime de desobediência ou ainda no Art. 268 do Código Penal, que pune quem infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Com a intensificação da fiscalização, a população pode ser autuada e responsabilizada criminalmente.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
CÂMERAS
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAABBCÂMERASTBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSE