Geral

Ar polar traz frio intenso e geada ao RS e neve na Serra, indica Boletim Meteorológico

Até quinta a semana segue com noites frias e tardes agradáveis na metade sul e capital do RS

Compartilhe:
18/08/2020 - 10h32min CCS UFPel Corrigir

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando boletins especiais de previsão meteorológica em função da pandemia do Coronavírus. O material desta semana aponta a chegada, na quinta-feira, de uma massa de ar frio polar que traz frio intenso e geada ao RS e neve na Serra. Acesse aqui.

De acordo com o boletim lançado nesta terça (18), os modelos de previsão indicam formação de neve nas serras Gaúcha e Catarinense e interior do PR entre a noite de quinta e sexta-feira. O próximo final de semana será de frio intenso e temperaturas negativas em diversas cidades da região Sul do Brasil. Também está prevista geada generalizada para todo o RS.

Até quinta-feira a semana segue com noites frias e tardes agradáveis na metade sul e capital do RS. No norte as chuvas ocorrem na terça e madrugada de quarta-feira. No litoral e capital podem ocorrer chuvas intermitentes na quarta-feira devido a aproximação de uma baixa pressão no oceano Atlântico, que impulsiona o fluxo de umidade do mar para o continente. A metade sul do estado segue sem chuva significativa.

Na quinta-feira uma massa de ar frio polar invade a região sul-brasileira reduzindo a temperatura a valores extremos entre sexta-feira e sábado. Na zona sul os termômetros vão marcar próximo a zero grau na manhã de sexta e sábado.

Na capital a mínima estará próximo de 5˚C ao amanhecer. À tarde as máximas não ultrapassarão 15˚C nas áreas de capital e noroeste. Em Bagé a mínima será de -2˚C e máxima de 10˚C na sexta e no sábado. Em Cerro Largo, noroeste gaúcho, a mínima poderá ser de zero grau e máxima de 11˚C.

Nas serras Gaúcha e Catarinense e interior do PR há previsão de neve entre a noite de quinta-feira e sexta com possibilidade de ocorrência em várias cidades da região sul do Brasil.

Devido à entrada do ar frio e seco há previsão de geada generalizada nas madrugadas e manhãs de sexta e sábado do RS.

Previsões e análises

O boletim tem, além da previsão para a semana, a tendência para o final de agosto, a previsão climática para o trimestre agosto-setembro-outubro, Boletim Climático de Inverno e previsão para Inverno 2020.

O conteúdo foi elaborado de forma colaborativa entre o CPMET, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AFUBRA MAR 2024
CÂMERAS
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARESAFUBRA MAR 2024CÂMERASAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉ