Geral

MetSul alerta para chuva volumosa e possibilidade de granizo no RS

Regiões Sul e Oeste serão as mais atingidas pelo mau tempo, que deve se estender até o começo de setembro na maior parte do Estado
28/08/2020 - 08h44min Corrigir

Agosto começa a despedir trazendo muita instabilidade para o Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, o Oeste e o Sul do Estado serão as áreas mais atingidas pelo mau tempo nesta sexta-feira (28). 

Nas próximas horas, o céu nestes locais será de muitas nuvens e há risco de temporais isolados de chuva, raios e granizo, devido à atuação de uma frente fria. Mas na segunda metade do dia podem ocorrer momentos de melhoria. 

A temperatura nestas regiões segue menor na comparação às demais partes do Estado, que terão sol e nuvens durante o dia. No Norte gaúcho, a temperatura continua mais alta com calor durante a tarde.

O Sul gaúcho ainda deve estar em alerta para a probabilidade de volumes muito altos de chuva durante todo o fim de agosto e começo de setembro. Os acumulados deverão ser muito significativos e podem atingir 200 mm a 250 mm, assim como no Uruguai e no Extremo Sul do RS. Em pontos isolados, as precipitações têm chances de serem até maiores, conforme afirma a MetSul.

A massa de ar muito quente que está sobre o Estado e que elevou a temperatura a 35,6°C nessa quinta (27) no Noroeste - a máxima mais alta em Santa Rosa desde março - colabora para um alerta maior de temporais de pedra no Oeste.

Essa chuva de granizo que está vindo para o RS já atingiu o Uruguai e em algumas localidades daquele país as pedras tiveram grande diâmetro. A MetSul indica que o risco também deve se estender do Centro até a região Metropolitana no decorrer da sexta-feira e a possibilidade de granizo voltaria a aumentar neste sábado (29) no Uruguai e nas faixas do Oeste e Sul gaúcho.

Contudo, no Norte gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná, os volumes de precipitação nas próximas semanas devem ser predominantemente baixos e em alguns locais é possível que sequer chova por conta do predomínio do tempo seco e quente que ascende o alerta para a possibilidade de queimadas.

Na região de Camaquã, a sexta-feira será chuvosa e a probabilidade de chuva é de 90%. Os termômetros devem oscilar entre 14°C e 23°C. No entanto, o sábado terá sol com algumas nuvens. A chuva deverá aparecer em períodos alternados e de forma rápida. A temperatura se mantém agradável, com mínima de 14°C e máxima de 21°C. Mas, no domingo a chuva retorna com força e deve prevalescer pelo menos até a terça-feira (1º) na região. Com ela, retorna o frio. Os termômetros nestes dias não sobem muito e variam de 8°C a 17°C. 

MAIS NOTÍCIAS

OLIDATA
ADRIANO CONRADO
ART MÓVEIS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
RESTAURANTE COME COME
RÁDIO SÃO JOSÉ
FAMOSOS
ELETRO CLIC
FUNERÁRIA BOM PASTOR
PADARIA ESTRELA
ROGÉRIO CALÇADOS
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +