Geral

Proprietários de carros antigos realizam carreata para protestar contra reforma tributária em Camaquã

Governo do Estado quer tirar isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos. Outras cidades gaúchas também realizaram protestos neste domingo (30)

Compartilhe:
30/08/2020 - 20h05min Corrigir

Proprietários de carros antigos realizaram neste domingo (30), em Camaquã, uma carreata para protestar contra a proposta de reforma tributária do governo do Estado, que estabelece o pagamento de IPVA por veículos fabricados há mais de 20 anos.

Dezenas de veículos antigos, com mais de 20 anos de fabricação, saíram por volta das 17 horas do pórtico de entrada norte da cidade e percorreram diversas ruas. O evento foi promovido pelo grupo “Vintage Volks”, com o apoio do “Opaleiros e Antigos”. Manifestações semelhantes ocorreram em outras cidades gaúchas, como na Capital Porto Alegre. Um grupo de proprietários de automóveis antigos se reuniu na Avenida Assis Brasil, na Zona Norte, de onde saiu em direção ao Palácio Piratini. 

O Rio Grande do Sul é considerado um dos Estados brasileiros com maior número de clubes de colecionadores. Com a proposta de reforma tributária do governo, apenas os veículos com mais de 40 anos fiquem livres do pagamento, e não mais a partir dos 20 anos como é atualmente. 

Na nova taxação, os veículos fabricados a partir de 1981 pagariam imposto. Em nota, o Piratini informou que o projeto de reforma tributária está em tramitação na Assembleia Legislativa e precisa ser visto em seu conjunto, mas que respeita as manifestações e reforça que a proposta mantém a carga tributária do Estado. "No caso do IPVA de carros com idade entre 20 e 40 anos, os proprietários que começarão a pagar o impostos irão compensar o valor por meio da redução do ICMS da gasolina", afirma o texto.

Se aprovada, a nova alíquota passará a valer já a partir do ano que vem. De acordo com o governo gaúcho, a receita bruta do IPVA, levando em consideração o ano de 2019, foi de R$ 3 bilhões. Do total da frota daquele ano, estimada em 6.917.855 veículos, 54% são de veículos tributáveis e outros 46% de isentos. Com a mudança, 75% passarão a ser tributáveis e 25%, isentos. A alteração ainda deve provocar um aumento de R$ 744 milhões na arrecadação total. 

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARES