Geral

Ciclone se forma sobre o Rio Grande do Sul trazendo chuva e possibilidade de ventos fortes

Segundo a MetSul, as áreas mais atingidas serão o Sul gaúcho e o Leste do Uruguai

Compartilhe:
01/09/2020 - 08h40min Corrigir

O tempo instável deve prevalescer neste começo de setembro no Rio Grande do Sul. Tudo por conta de uma frente semi-estacionária que está sobre o Estado desde domingo (30) e começa gradualmente a recuar para o Sul em direção ao Uruguai, pressionada por um ar muito quente que avança de Norte.

Segundo a MetSul Meteorologia, com a alimentação do ar tropical, a atividade do sistema frontal aumenta muito nesta terça (1°), principalmente sobre o Sul gaúcho e partes do Uruguai. A chuva nestas áreas deve ser em volumes elevados, com acumulados entre 50 mm e 100 mm em diversos pontos, mas que em outros poderão ser até maiores e com risco de temporais isolados.

Hoje, a chuva também deve atingir pontos do Oeste e do Leste, mas na quarta (2), o sol já vai voltar a aparecer nestas regiões, causando forte elevação nas temperaturas por conta da chegada de uma massa de ar quente associada a uma corrente de vento em baixos níveis da atmosfera. 

Esse vai-e-vem da frente faz com que as temperaturas oscilem conforme seu movimento. Na Metade Norte, o aquecimento volta a ser acentuado nesta terça. Amanhã, este fenômeno volta a se deslocar pelo RS como sistema frontal frio, impulsionado por um ciclone extratropical que vem a Leste do Uruguai. A frente será precedida por uma intensa corrente de vento Norte e acentuará o risco de vendavais isolados durante a passagem do sistema frontal.

Esta frente, quando cruzar o Rio Grande do Sul na quinta (3), trará chuva muito irregular e com baixos acumulados na maioria das localidades. O risco, no entanto, será de vento forte, não se descartando vendavais,considerando a presença da corrente de jato de baixos níveis e pela rápida troca de massas de ar quente para outra de ar frio. Com a diminuição da pressão atmosférica, o vento já começa a se intensificar entre a tarde e a noite de hoje e durante a quarta-feira. 

A área Central e dos Vales são as que podem ser mais atingidas por conta das condições climáticas. Mas os ventos serão mais sentidos no Sul gaúcho e Leste uruguaio entre quarta e quinta-feira, com rajadas de 70km/h a 90km/h, ou até mais intensas em pontos isolados. Porém, no geral, os impactos não devem ser significativos, conforme afirma a MetSul.

A troca de massas de ar determinará ainda uma queda da temperatura, mas não de forma acentuada. Na segunda metade da semana, o tempo não firma no Rio Grande do Sul e algumas regiões ainda devem ter registros de chuva. A instabilidade passará a atuar mais na Metade Norte, com momentos de precipitações moderadas a fortes. 

Tempo em Camaquã

Terça: Chuvoso durante todo o período. Mínima de 8°C e máxima de 17°C

Quarta: Chuvoso durante o dia e à noite. Mínima de 12°C e máxima de 20°C

Quinta: Chuvoso durante todo o dia e também à noite. Mínima de 10°C e máxima de 18°C

Sexta: Sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado durante o dia. Noite com muitas nuvens. Mínima de 8°C e máxima de 19°C

Com informações da MetSul Meteorologia e Climatempo

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
Mais Lidas
TBK INTERNETCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉ
AABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES