Saúde

Promotoria de Justiça realiza vistoria no hospital de Camaquã

Conforme a promotoria, o local segue os procedimentos designados pelas autoridades sanitárias para o correto isolamento dos pacientes suspeitos ou contaminados pela covid-19

Compartilhe:
02/09/2020 - 18h06min Corrigir

A Promotoria de Justiça realizou, na semana passada, uma vistoria no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) de Camaquã quanto às atividades e os procedimentos desenvolvidos pelas equipes técnicas do hospital, visando o combate à pandemia de covid-19. A vistoria foi feita pela promotora de Justiça Fabiane Rios, com atribuição na área da saúde pública, acompanhada pelo oficial do Ministério Público, Odair Baraldi.

De acordo com a nota emitida nesta quarta-feira (2) pelo Promotoria de Justiça, a diligência foi guiada pela Sra. Maria Eunice Ignácio da Silva, assessora administrativa do HNSA, a qual também realizou um resumo a respeito das atividades e dos procedimentos desenvolvidos pelas equipes técnicas do hospital, visando o combate à pandemia de covid-19.

Ainda segundo a nota, conforme o Plano de Capacidade Plena, desenvolvido pela equipe de gestão hospitalar, no momento da vistoria, a instituição estava atuando na cor verde, designada de “Rotina Diária”. Os níveis utilizados sofrem alteração conforme a quantidade de pacientes que estejam aguardando leito de internação no pronto-socorro. Dessa forma, os gatilhos pré-definidos que constam do plano são acionados, alterando a forma como as diversas equipes devem atuar. Esses níveis, cinco ao total, podem variar do menor, que é a “Rotina Diária”, até o nível máximo, designando de “Catástrofe”.

Na entrada da emergência do hospital há uma primeira triagem, onde os pacientes com sintomas respiratórios, tais como tosse, febre, dor de garganta, coriza e falta de ar, recebem os primeiros atendimentos, de forma que não venham a ter contato com outras pessoas que, porventura, busquem atendimento no local. Todas as áreas vistoriadas estavam devidamente sinalizadas, com diversos pontos para higienização, com disponibilidade de álcool gel, finaliza a nota da Promotoria de Justiça.

Maria Eunice repassou para a Promotoria que o hospital possui 497 funcionários no total, tendo sido 312 testados e 61 positivados.

Seguem números de atendimentos mensais no Pronto-Socorro em 2020:

Atendimento PS

2.932 (janeiro)

2.625 (fevereiro)

2.443 (março)

1.653 (abril)

1.663 (maio)

1.694 (junho)

1.356 (julho)

1.368 (agosto).

Casos covid–19 - atualização em 01/09/2020= 07 internações/05 UTI

A Promotora de Justiça, ainda em nota, salientou a importância de que a população não deixe de procurar o hospital em busca de atendimento médico, por medo de uma possível contaminação, visto que o local segue os procedimentos designados pelas autoridades sanitárias para o correto isolamento dos pacientes suspeitos ou contaminados pela covid-19.

Outro ponto importante destacado pela Promotora é que a população siga realizando a correta higienização das mãos, que utilize máscara nos locais públicos e que evite aglomerações, conforme já amplamente divulgado pelos meios de comunicação. Não obstante, os estabelecimentos comerciais devem respeitar o protocolo estabelecido pelos Decretos Estadual e Municipal, no tocante ao número de pessoas no local, distanciamento e higienização. Por fim, ressalta-se que novas operações de fiscalização poderão ser realizadas.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AFUBRA MAR 2024
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
AABB
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEAFUBRA MAR 2024
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETAABBFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARES