Entretenimento

Happy B-day: seis músicas da Beyoncé que marcaram gerações

Estrela completa 39 anos nesta sexta-feira (4) e carrega, além de uma legião de fãs, muitos sucessos que não saem da cabeça

Compartilhe:
04/09/2020 - 17h02min Corrigir

Nesta sexta-feira (4), a estrela americana Beyoncé completa 39 anos de vida. Nascida em Houston, no Texas, em 1981, Beyoncé Giselle Knowles é uma artista multifacetada. Além de cantora, é também compositora, atriz, modelo, dançarina, produtora, ativista, diretora e roteirista. Tornou-se mundialmente conhecida no ano de 1997, ao integrar o grupo musical Destiny's Child, onde permaneceu até 2003. Nesse ano, ela lançou carreira solo e definitivamente se firmou como uma das mais importantes cantoras no cenário da música mundial. Casada com o rapper americano Jay-Z desde 2008, Beyoncé é mãe de três filhos, Blue Ivy, de 8 anos, e dos gêmeos Rumi e Sir, de 3 anos de idade.

Relembre seis músicas que todo fã da Rainha Bey cita quando o assunto é a cantora:

Crazy in love

Faixa do primeiro álbum solo da artista, Dangerously in Love (2003), a qual ela gravou ao lado do rapper Jay-Z. Ambos escreveram e compuseram a música em colaboração com Rich Harrison e Eugene Record. Sua letra descreve uma obsessão romântica que faz a protagonista agir fora do controle.

Crazy in Love foi o um grande sucesso nos Estados Unidos e no Reino Unido, liderando o principal gráfico de ambos os países, além de ter alcançado o top 10 em vários outros territórios ao redor do mundo. O videoclipe apresenta Beyoncé em várias sequências de dança. Ganhou três prêmios no MTV Video Music Awards de 2003, e seu diretor, Jake Nava, ganhou o prêmio da Associação de Produção Musical de Vídeo de Melhor Vídeo R&B em 2004. Desde 2003, Crazy in Love tem sido um marco nas performances ao vivo e turnês de concertos da cantora. 

Irreplaceable

Escrita originalmente para ser uma faixa country, a música pertence ao segundo álbum da carreira solo de Beyoncé, o B'Day (2007). Foi então re-arranjada como uma balada pop com influências R&B através de modificações nos arranjos vocais e instrumentação. Durante a produção e sessões de gravação, Beyoncé e Ne-Yo queriam criar uma canção em que as pessoas de ambos os sexos poderiam se identificar. A faixa diz liricamente sobre o término de um relacionamento com um homem infiel. O single atraiu sucesso mundialmente. Tornou-se o quarto número-um de Beyoncé nos Estados Unidos, sendo o lançamento mais bem sucedido do álbum, e permaneceu no topo da Billboard Hot 100 por 10 semanas consecutivas. 

Single Ladies (Put a Ring on It)

Canção do álbum de 2008, seu terceiro de estúdio, I Am... Sasha Fierce. Inspirada pelo casamento secreto da intérprete com Jay-Z, a faixa explora a vontade dos homens de se casarem, um assunto que motivou The-Dream a escrever. É apontada pela imprensa como "a única declaração pública que Beyoncé e Jay-Z fizeram sobre o casamento". Filmado em preto-e-branco, o clipe apresenta uma coreografia J-Setting que foi inspirada por "Mexican Breakfast", uma rotina de dança criada em 1969 e coreografada por Bob Fosse. O vídeo foi parodiado diversas vezes ao redor do mundo, sendo a "primeira grande mania de dança" do terceiro milênio e da era da internet. Notada por sua abordagem minimalista, a produção foi indicada em nove categorias nos MTV Video Music Awards de 2009 e venceu três delas, incluindo a principal da noite, de Video of the Year. 

Halo

Essa música também faz parte do álbum I Am... Sasha Fierce (2008). Foi composta e produzida pela própria Beyoncé juntamente com Ryan Tedder. A dupla contou com o auxílio de E. Kidd Bogart na escrita. Inspirada pela canção Shelter (2004), de Ray LaMontagne, Halo foi concebida por Tedder especificamente para Beyoncé, embora o  jurado britânico do American Idol, Simon Cowell, tenha especulado que a obra seria destinada à cantora, sua conterrânea, Leona Lewis, que acabou recusando. No Brasil, Halo foi tema da personagem Yvonne, interpretada pela atriz Letícia Sabatella, na novela Caminho das Índias (2009). O vídeo musical conta com a participação do ator norte-americano Michael Ealy.

Run the World (Girls)

Lançada em 21 de abril de 2011, Run the World (Girls) foi apresentada como a primeira canção do quarto álbum de estúdio da cantora, intitulado 4 e produzida pelo DJ superstar e produtor Afrojack. O título e a letra da canção compreendem uma mensagem assumidamente agressiva e promove o empoderamento feminino.  inicialmente dividiu críticas, alguns elogiaram o sample da música, sua direção musical, e agressividade de Knowles, enquanto outros criticaram a continuação de temas do passado e afirmou que eles queriam ver Knowles mudando o conteúdo das pistas.

Formation 

Primeiro single do álbum Lemonade. O videoclipe da canção foi lançado simultaneamente, no Tidal e Youtube. No serviço Vevo, foi lançado em 9 de dezembro de 2016. A canção tem a produção de Mike Will Made-It, e co-escrita por Swae Lee, da dupla Rae Sremmurd. O videoclipe de Formation foi lançado no dia 6 de Fevereiro de 2016, e foi dirigido por Melina Matsoukas. Foram lançadas uma versão explícita e outra censurada. No início do vídeo se ouve a frase "Bitch, I'm back", com tradução livre para "Vadia, eu voltei". Durante o vídeo, Beyoncé é vista dançando e cantando nos corredores de casas de fazendas antigas em Louisiana, em ruas de Nova Orleans e em uma piscina vazia. A filha da cantora, Blue Ivy, fez uma participação no vídeo. 

Ao longo de 2016 o vídeo, foi vencedor em diversas cerimônias de premiações. Ao total, foram ganhos 27 prêmios, entre eles, Grammy, MTV VMA, Cannes Lion. 

MAIS NOTÍCIAS

AABB
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAR 2024
Mais Lidas
AABBTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAR 2024
CÂMERAS