Geral

Estado aceita recurso e região de Camaquã volta para a bandeira laranja

Vigência da 19ª rodada do Distanciamento Controlado será da 0h desta terça (15) até as 23h59 da próxima segunda (21)

Compartilhe:
14/09/2020 - 16h39min Corrigir

A região de Camaquã retornou para a bandeira laranja no mapa definitivo da 19ª rodada do Distanciamento Controlado. Na divulgação prévia, que aconteceu na sexta-feira (11), a Microrregião Guaíba havia sido classificada em bandeira vermelha. O resultado dos recursos enviados ao Gabinete de Crise do governo do Estado foi anunciado na tarde desta segunda-feira (14). Dos oito documentos enviados pelas associações de municípios e regiões, apenas dois foram considerados. Com isso, o Estado está com cinco regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto) e 16 em bandeira laranja (risco epidemiológico médio). Além de Guaíba, a região de Caxias ftambém teve o recurso aprovado. 

Das 21 regiões Covid, 17 aplicam protocolos próprios por meio do sistema de cogestão: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Erechim. As que estão classificadas em laranja podem adotar protocolos flexíveis, desde que não sejam menos restritivos do que os de bandeira amarela.

De acordo com o Estado, a região de Guaíba teve o recurso aceito porque ainda conta com baixa taxa de ocupação de leitos de UTI Covid (55%) e UTI clínico (21%). No entanto, houve piora na avaliação de um indicador que abrange dados específicos da região, mantendo dois destes com avaliação de risco máximo (bandeira preta). Com a melhora em dois indicadores da Macrorregião Metropolitana, houve queda da média ponderada final na região, embora se mantendo dentro dos parâmetros que determinam a bandeira final na cor vermelha.

A vigência desta 19º rodada do Distanciameno Controlado será da 0h desta terça (15) até as 23h59 da próxima segunda-feira (21). Em Camaquã, de acordo com decreto da prefeitura, os estabelecimentos estão autorizados a abrir da seguinte forma:

I - restaurantes, lanchonetes, bares e similares, de segunda a domingo das 8 horas às 23 horas, vedada a organização/realização de festas nestes locais, sendo que após estes horários o atendimento deverá ocorrer apenas na modalidade delivery, obedecendo o limite estabelecido em seu alvará de funcionamento. Nos feriados, o atendimento deverá ocorrer das 8 às 20 horas.
II - comércio e serviços em geral só poderá funcionar de segunda-feira a sábado no horário das 8 (oito) às 18 (dezoito) horas em todo território municipal, ficando liberado o horário de funcionamento de farmácias, drogarias e postos de combustíveis.
III - supermercados, mercados, padarias, minimercados, açougues, mercearias, peixarias, poderão funcionar nos seguintes horários e condições:
a) de segunda-feira a sábado das 7h30 às 21 horas;
b) aos domingos e feriados das 7h30 às 12h30;
c) após os horários estabelecidos nas alíneas anteriores, o atendimento deverá ocorrer apenas na modalidade delivery e/ou take away, obedecendo o limite de horário estabelecido em seu alvará de funcionamento, devendo estabelecer atendimento exclusivo aos idosos no horário compreendido das 7h30 às 9h30;
d) as padarias poderão funcionar no domingo até as 20 horas;
IV - lojas de conveniência de postos de combustíveis, em território municipal, à exceção daquelas situadas em rodovias, só poderão funcionar no horário compreendido entre as 7 horas e as 23 horas, de segunda a sábado, inclusive feriados;

O Executivo reforça que seja cumprido pela população a regra de apenas um integrante familiar a entrar nos supermercados, para realização de suas compras. Missas e eventos religiosos deverão ocorrer respeitando 30% da capacidade de cada local, conforme o Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) ou alvará de funcionamento.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
CÂMERAS
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉTBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARESAABBCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)