Economia

Internet é aliada das mulheres empreendedoras nas vendas

Cerca de 70% utilizou o canal durante a crise da pandemia
14/09/2020 - 17h26min Corrigir

A internet não é apenas um importante canal de comunicação para grandes empresas, mas também para as mulheres que começam a dar os primeiros passos nos negócios. É isso o que aponta uma pesquisa do Sebrae, em parceria com a FGV.

Segundo o estudo, 69% das empresárias vendiam ou passaram a vender na internet neste ano, por conta da pandemia. Entre os homens, o percentual é de 63%.

As mulheres têm se mostrado bastante abertas às novas tecnologias, tanto para vender quanto para manter o relacionamento com o clientes. Além de colocar as mercadorias em sites, muitas apostam em fazer as divulgações nas redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp.

Mulheres são maioria que trabalham em casa

O Sebrae descobriu ainda que, atualmente, 35% das mulheres empreendedoras atuam em casa. No caso do homens, esse índice é de 27%.

Por conta das tarefas domésticas - que costumam ser mais feitas por elas - a conciliação entre trabalho, família e casa é um dos grandes desafios. Porém, vale notar que cerca de 55% das empresárias está em processo de reabertura, ou seja, poderá voltar a trabalhar em um ponto físico nos próximos meses.

Outro dado relevante que a pesquisa apontou é que 49% das empreendedoras fizeram curso superior e/ou pós-graduação. No caso dos empresários, o percentual é de 40%.

Uso de ferramentas complexas ainda é baixo

Embora os números sejam positivos com relação à utilização da internet, o mesmo não se pode dizer de outras ferramentas mais complexas de gestão. Enquanto 68% dos empresários homens usem recursos para automatizar processos e, assim, economizar tempo com tarefas mais simples, cerca de 32% das empreendedoras fazem uso disso.

Atualmente, existem diversos sistemas que podem auxiliar na rotina de qualquer empresa, inclusive de quem é microempreendedor. Há plataformas para agendar postagens nas redes sociais, disparar e-mails marketing, organizar as finanças e até robôs para responder perguntas simples no site.

Foto: Pixabay

Dicas para quem deseja vender na internet

Para quem ainda não utiliza a internet para fazer negócios, nunca é tarde. Com o aumento de consumidores on-line, é possível vender diversos produtos de forma on-line.

Veja só algumas dicas importantes:

Defina os produtos que irá vender - caso tenha uma identificação com eles, é melhor, pois terá mais conhecimentos e poder de persuasão;

Pense nas pessoas que serão o público-alvo - elas são jovens ou mais velhas? Quais redes sociais usam mais? Como se comunicam? Tudo isso influenciará na forma de vender;

Veja como os concorrentes estão fazendo negócios. Geralmente, é possível ter várias ideias a partir de outros empreendedores;

Encontre parceiros. No caso das revendas, isso pode ser determinante para obter o retorno esperado, afinal, será necessário cobrar um valor em cima da mercadoria e ela deve ser de qualidade;

Escolha onde irá vender. Se os negócios ocorreram em um site, o endereço eletrônico deve ter certificado de segurança e um sistema para receber os pagamentos;

Determine como irá fazer as entregas;

Faça a divulgação. É possível investir em mídia paga ou divulgar pelas redes sociais. Nesse último caso, é interessante usar os próprios materiais das marcas. Quem quer revender cosméticos, por exemplo, pode usar a Revista da Avon para mostrar as promoções, como o perfume Far Away Glamour que sai por R$ 55,90.

Para driblar o isolamento social, muitas mulheres estão usando a internet para fazer negócios. Apesar disso, ainda são poucas que utilizam plataformas de gestão para auxiliar nas tarefas do dia a dia. De toda forma, aproveitar o meio digital para vender já é um passo importante para obter sucesso atualmente.

MAIS NOTÍCIAS

ROGÉRIO CALÇADOS
SUPER SÃO JOSÉ
PADARIA ESTRELA
FAMOSOS
RESTAURANTE COME COME
RÁDIO SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ELETRO CLIC
OLIDATA
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ADRIANO CONRADO
ART MÓVEIS
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +