Justiça

Vereador suspeito de envolvimento em crimes de licitações é preso no RS

Além do mandado de prisão preventiva contra o vereador, foram cumpridos outros seis mandados contra agentes públicos
15/09/2020 - 14h28min Corrigir

Na manhã desta terça-feira (15), o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) cumpriu 26 mandados em investigação sobre crimes licitatórios na Prefeitura de Viamão, Região Metropolitana de Porto Alegre. Na operação, foi preso preventivamente um vereador do município.

A "Operação Pegadas" é um desdobramento da Operação Capital, que afastou, em fevereiro o prefeito da cidade, André Pacheco, cinco integrantes do alto escalão da administração municipal, quatro secretários, o procurador-geral do município e um vereador.

Segundo o MPO, o prejuízo aos cofres públicos é estimado em R$ 14 milhões, ocorrido no período de 2017 a 2019. O grupo é suspeito de crimes licitatórios. 

O Ministério Público investiga indícios de ilicitude e superfaturamento relacionados à contratação de serviços médicos, inclusive durante o período da pandemia de coronavírus (de outubro de 2019 a junho de 2020). Também, em indícios de irregularidade na aquisição de pares de tênis, sem licitação, com sobrepreço, nos anos de 2018 e 2019.

Além do mandado de prisão preventiva contra o vereador, foram cumpridos outros seis mandados, com prorrogação da suspensão do exercício de funções públicas e proibição de frequência às dependências dos Poderes Executivo e Legislativo de Viamão, por 120 dias, contra agentes públicos; quatro mandados de proibição de contratação com o Poder Público de Viamão expedidos contra empresários e dirigente de organização social; e 15 mandados de busca e apreensão nas dependências da prefeitura e da Câmara de Vereadores, e em residências e empresas ligadas aos suspeitos.

Com informações do G1

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
OLIDATA
MÁRIO SERRALHEIRO
ELETRO CLIC
ADRIANO CONRADO
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ART MÓVEIS
ROGÉRIO CALÇADOS
PADARIA ESTRELA
RESTAURANTE COME COME
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTOROLIDATAMÁRIO SERRALHEIROELETRO CLIC
ADRIANO CONRADOSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSEART MÓVEISROGÉRIO CALÇADOSPADARIA ESTRELARESTAURANTE COME COME
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +