Saúde

Setembro é mês de alerta e prevenção ao câncer de intestino

Clinicanp abraça campanha “Setembro Verde” com o objetivo de orientar sobre a necessidade de exames preventivos
18/09/2020 - 11h14min Gabriela Mazza Corrigir

Setembro é dedicado a prevenção do câncer de intestino, uma doença que pode ser evitada em 90% dos casos e faz cada vez mais vítimas no Brasil. Segundo o médico endoscopista do Complexo Hospitalar Clinicanp, FilipeLisboa De Carli, anualmente são estimados em torno de 40 mil novos casos da doença, também conhecida como câncer de cólon e reto ou colorretal. “A detecção precoce é o meio mais eficaz de prevenção”, garante. Segundo ele a colonoscopia é o exame de escolha para o rastreio de lesões pré-cancerígenas, que normalmente surgem como pequenas lesões chamadas popularmente de pólipos.

O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso, chamada cólon e no reto e ânus. Os pólipos são as lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso e identificados a partir da colonoscopia. O exame deve ser de rotina a partir dos 50 anos. Em situações onde já foi registrado algum caso da doença na família, deve ser iniciado mais cedo. A precoce investigação também é recomendada em caso de sintomas como sangramento nas fezes ou mudança do hábito intestinal. A prevenção é uma poderosa arma, já que este tipo de câncer é tratável e, na maioria dos casos, curável ao ser detectado quando ainda não se espalhou para outros órgãos. “A sua remoção, em estágios iniciais evita a progressão para a neoplasia maligna”, destaca o médico.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) a estimativa é de que mais de 34 mil novos casos de câncer de intestino surjam em 2020. “Atualmente ocupa o quarto lugar na mortalidade de homens e mulheres”, relembra Filipe. Os estados da região sul do Brasil têm um maior índice de diagnóstico da doença já que existe uma relação direta com o estilo de vida adotado no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A prevalência inclui desde o excesso de peso, pouca atividade física, tabagismo, ingestão de bebida alcoólicas, até o consumo de carnes processadas como salsicha, presunto, linguiça, entre outros.

No Complexo Hospitalar Clinicanp a campanha “Setembro Verde” é divulgada entre equipes, pacientes e visitantes. Uma equipe especializada realiza rotineiramente os exames de prevenção do câncer colorretal. “Nosso objetivo com esse chamamento é alertar as pessoas sobre a  necessidade da prevenção do câncer de intestino, que hoje já é considerado o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil”, finaliza.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
PADARIA ESTRELA
ROGÉRIO CALÇADOS
ELETRO CLIC
FAMOSOS
SUPER SÃO JOSÉ
RÁDIO SÃO JOSÉ
RESTAURANTE COME COME
ADRIANO CONRADO
OLIDATA
ART MÓVEIS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +