Geral

Final de semana de frio e sol em Camaquã e região

Há, contudo, chance de chuva ou garoa em alguns pontos do Rio Grande do Sul
19/09/2020 - 17h56min MetSul Meteorologia Corrigir

O inverno vai invadir o começo da primavera. Uma frente fria começa a avançar pelo Rio Grande do Sul neste final de semana e traz, como se previa, aumento da nebulosidade neste sábado (19), no território gaúcho. Trata-se de uma frente com fraca atividade e na esmagadora maioria dos locais não vai provocar precipitação. Há, contudo, chance de chuva ou garoa em alguns pontos, especialmente da Metade Leste do Estado, como o Extremo Sul gaúcho, a Serra e o Litoral Norte.

Este sistema ainda traz nuvens no começo do domingo (20) na Metade Norte enquanto pelo Oeste e o Sul o tempo vai abrir com sol desde cedo, condição que se estende às demais regiões gaúchas no decorrer do domingo. Em Camaquã e região o domingo será de sol.

Esta frente fria avança na dianteira de uma massa de ar polar de forte intensidade para o fim do inverno que ingressa no Centro-Sul do Brasil ao longo deste fim de semana com acentuado declínio da temperatura. No Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, a queda da temperatura já é sentida neste sábado (19), especialmente no final do dia, quando faz frio, enquanto no Paraná, no Sudeste e no Centro-Oeste o resfriamento será percebido mais entre amanhã (20) e a segunda-feira (21).

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as madrugadas mais frias neste episódio de frio serão as de amanhã (20), segunda (21) e a terça-feira (22), com possibilidade de marcas negativas nos dois estados, especialmente na segunda e na terça que terão tempo mais aberto e mínimas menores em um maior número de municípios que no domingo.

A temperatura pode cair a -2ºC ou -3ºC nos Campos de Cima da Serra e a -4ºC ou -5ºC no Planalto Sul Catarinense. Na Grande Porto Alegre, mínimas ao redor de 8ºC no amanhecer do domingo, entre 3ºC e 5ºC no começo da segunda-feira e ao redor de 4ºC e 5ºC na terça. Na Campanha e na região de fronteira com o Uruguai, marcas perto de 0ºC no domingo e na segunda. Na área de Pelotas, no Sul gaúcho, os termômetros devem indicar entre 2ºC e 4ºC na maioria dos locais nas madrugadas de domingo a terça. No Oeste, na região de Uruguaiana, pode fazer 4ºC ou 5ºC na madrugada mais fria na cidade, na segunda. Em Santa Maria, as mínimas devem ficar em torno de 4ºC ou 5ºC, mas com marcas menores nas áreas rurais do Centro do Estado. Na região de Passo Fundo, 2ºC a 3ºC devem ser as mínimas, porém em baixadas devem ser esperadas marcas ao redor de 0ºC ou negativas, especialmente na segunda-feira. No Noroeste, em baixadas, marcas de 0ºC a 2ºC.

Com estes valores de mínimas, haverá formação de geada em diversas regiões gaúchas e até em pontos da Grande Porto Alegre. A geada será predominantemente fraca, contudo, em áreas de baixadas, especialmente de locais de maior altitude, será moderada a forte. Haverá geada ainda em parte de Santa Catarina.

MAIS NOTÍCIAS

ROGÉRIO CALÇADOS
SUPER SÃO JOSÉ
ELETRO CLIC
FAMOSOS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
RÁDIO SÃO JOSÉ
ART MÓVEIS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
PADARIA ESTRELA
ADRIANO CONRADO
RESTAURANTE COME COME
OLIDATA
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +