Geral

Prorrogação do seguro-desemprego deve ser anunciada em breve

Entenda a proposta que prevê a extensão do benefício!

Compartilhe:
22/09/2020 - 10h16min Corrigir

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) estuda a possibilidade de prorrogar o seguro-desemprego. A medida prevê a extensão do benefício em mais duas parcelas para quem for demitido sem justa causa durante a pandemia.

O trabalhador recebe atualmente de três a cinco parcelas do seguro-desemprego, dependendo do tempo de trabalho, e de quantas vezes o pedido foi feito. Segundo a proposta, quem for desligado, deverá receber de cinco a sete parcelas do benefício.

A proposta

A Medida Provisória (MP) propõe a extensão do seguro-desemprego para os trabalhadores dispensados sem justa causa entre 20 de março e 31 de dezembro de 2020. O objetivo da proposta é diminuir os impactos da pandemia durante o estado de calamidade pública, decretado até o final de 2020.

Conselheiros que representam os trabalhadores no Codefat são os responsáveis pelo o projeto. Segundo o Conselheiro Sérgio Luiz Leite, a medida se baseia na emenda constitucional 106 de 2020, que criou o orçamento de guerra. “O orçamento de guerra deixa claro que não precisam ser observados limites de criação e expansão de despesas, desde que a medida tenha os efeitos limitados ao período de calamidade”, afirmou o conselheiro.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego no Brasil teve um aumento de 1,2% durante a pandemia. Diante desse cenário, a prorrogação do seguro-desemprego seria para minimizar os impactos da crise econômica da vida desses trabalhadores.

Com informações de Edital Concursos Brasil

 

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASAABBSUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNET