Geral

Defesa Civil alerta para chuvas intensas, vento e granizo em todo o RS

Mau tempo deve se espalhar por todo o Estado a partir da tarde de hoje (30)

Compartilhe:
30/09/2020 - 11h55min Corrigir

A Defesa Civil emitiu um alerta de chuvas intensas, rajadas de vento de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo para todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (30). (Veja o mapa mais abaixo)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também lançou uma nota alertando para estes fenômenos ao longo do dia. Segundo o instituto, há risco de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos. Os acumulados podem atingir 100 mm em 24 horas. Em caso de emergência, a orientação é ligar para o Corpo de Bombeiros, no 193.

São esperadas pancadas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Conforme a Somar Meteorologia, apesar do céu fechado, as temperaturas seguem elevadas em alguns municípios. 

 
A chuva deve se espalhar por todo o RS a partir do final da tarde. Os volumes mais expressivos serão registrados em pontos do Centro, Sul e o Leste gaúchos. A Capital Porto Alegre e a Região Metropolitana estão entre as áreas mais atingidas pelos temporais.

Outubro começa com a entrada de um ar muito quente pela Metade Norte e a instabilidade mais intensa atingirá o Sul gaúcho nesta quinta (1º). Porém, outros pontos do Estado, como o Oeste, Centro e o Leste, podem ter chuva e temporais isolados.

Na sexta (2), a chuvarada fica mais concentrada no Centro e parte da Metade Norte, atingindo a região de Porto Alegre com maior intensidade. Durante esse período, o Noroeste e o Norte devem ser as áreas que registrarão os menores acumulados. Isso porque as regiões ficarão sob influência do ar mais quente e intenso que cobre grande parte do país, trazendo recordes de calor extremo nos próximos dias, devido ao fenômeno La Niña que começou junto com a primavera.

Entre a quinta e a sexta, as máximas devem variar entre 35°C, em Erechim, e 38°C em Santa Rosa e Iraí. Mesmo com chuva, os termômetros se mantêm em alta. Nas demais regiões, a temperatura segue na faixa dos 20°C a 25°C. Na região Sul do Brasil, o destaque desse calorão será para o Oeste do Paraná, onde a máxima alcançará os 41°C. Parte de Santa Catarina e o Norte gaúcho também serão atingidas pelas altas temperaturas. 

Previsão para região de Camaquã:

Quinta: Sol com muitas nuves e períodos de céu nublado. Pode chover a qualquer hora. Mínima de 16°C e máxima de 25°C.

Sexta: Chuva a qualquer momento. Mínima de 10°C e máxima de 18°. 

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉ