Polícia

Mais de 170 casos de fraudes ao auxílio emergencial estão em investigação pela PF no RS

Entre os investigados, estão agentes políticos, servidores públicos e empresários, que recebiam o benefício destinado a autônomos ou desempregados

Compartilhe:
02/10/2020 - 15h51min Corrigir

Vários autônomos, microempreendedores e desempregados acabaram sendo afetados pela crise financeira provocada pela pandemia da covid-19 e tiveram que solicitar o auxílio emergencial - programa criado pelo governo federal que prevê o repasse mensal de R$ 600 ou R$ 1.200 (no caso de mães monoparentais) no intuito de diminuir os impactos econômicos destas pessoas durante o período de calamidade pública.

No entanto, muitos beneficiários receberam o auxílio de forma indevida e estão sendo investigados pela Polícia Federal. Somente no Rio Grande do Sul, 172 casos de fraudes ao benefício seguem em investigação. Desse total, 156 já viraram inquérito policial.

Segundo a PF, empresários, agentes políticos, advogados e servidores públicos estão entre os suspeitos de receberem ilegalmente o auxílio. Nesta semana, agentes realizam ação cumprindo diligências em várias partes do Estado. Todas as suspeitas estão sendo encaminhadas para a Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial (BNFAE).

Na ação dessa quinta-feira (1º), investigados foram intimados e ouvidos. Além disso, os policiais federais também instauraram novos procedimentos nos casos em que não houve a devolução do benefício após a constatação da irregularidade.

No combate às fraudes, a PF atua em uma estratégia integrada, juntamente com Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, CGU, TCU, e Caixa Econômica Federal - banco responsável pelo pagamento do benefício. Os crimes pelos quais os fraudadores podem responder são de invasão de dispositivo informático, furto mediante fraude e estelionato majorado.

Para quem recebeu o auxílio indevidamente, o governo federal disponibilizou um site para a devolução da quantia, o que evita problemas futuros.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES