Rural

Ministério da Agricultura identifica fungos, bactérias e ácaro em pacotes de sementes não solicitados

Análise foi feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, referência no país

Compartilhe:
06/10/2020 - 17h19min Secom-RS Corrigir

O Ministério da Agricultura identificou fungos, bactérias e possibilidade de pragas quarentenárias (que não existem no Brasil) em pacotes de sementes não solicitados que chegaram ao país e foram encaminhados para análises.

Após testes laboratoriais, foi verificada a presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como plantas daninhas). Toda a análise é feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, referência no país. Já foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 Estados e no Distrito Federal, incluindo o Rio Grande do Sul. A expectativa é que em 30 dias haja um detalhamento maior desses resultados.

Em entrevista coletiva virtual nesta terça-feira (6), o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério, José Guilherme Leal, destacou que o material não tem certificação, por isso está sendo realizada uma "pesquisa do zero" para identificar os micro-organismos presentes nas sementes. Ele destacou que estão sendo tomadas todas as medidas para impedir a introdução de novas pragas no país.

Pacotes de sementes não encomendados devem ser entregues à inspetoria  

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) orienta a população – principalmente os agricultores – que, caso recebam pacotes de sementes não encomendados, entreguem o material à inspetoria ou escritório de defesa agropecuária mais próximo. 

“O pacote não deve ser aberto ou descartado no lixo, nem o material ou as sementes devem ser cultivados ou descartados no solo sob nenhuma hipótese, a fim de evitar que essas sementes atinjam o meio ambiente e áreas agrícolas do Estado”, alerta Ricardo Felicetti, chefe da divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr.

Outros canais para comunicação de recebimento de sementes não solicitadas do exterior são os telefones e contatos da divisão de Defesa Sanitária Vegetal:

  • Telefones: (51) 3288-6289 e (51) 3288-6294
  • WhatsApp: (51) 98412-9961
  • E-mail: [email protected] 

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AFUBRA MAR 2024
AABB
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAFUBRA MAR 2024AABBCÂMERAS