Saúde

Dor de cabeça ou enxaqueca? neurologista descobre larva no cérebro de paciente

Mulher reclamava de pressão na cabeça e dores constantes. Comer carne de porco crua estava ligado ao caso

Compartilhe:
07/10/2020 - 10h18min Com informação da revista Galileu Corrigir

 INTERNACIONAL - Uma australiana de 25 anos descobriu que o motivo de suas dores de cabeça, na verdade, eram larvas de tênia que estavam crescendo em seu cérebro. Médicos do Hospital Royal de Melbourne responsáveis por tratar a paciente publicaram um estudo sobre o caso foi no fim de setembro no The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene. Não, você não leu errado.

De acordo com especialista, o caso é conhecido como neurocisticercose, é uma infecção parasitária causada por cistos de larvas da tênia da carne de porco (Taenia solium). Os parasitas são contraídos quando o hospedeiro ingere os ovos microscópicos do animal, geralmente presentes em alimentos malcozidos ou não higienizados corretamente.

Entenda o caso

É um caso raro? É! Mas vários outros casos de neurocisticercose já foram documentados pelo  globo, principalmente por pessoas que vivem ou viajaram para África, Ásia e América Latina. A mulher, entretanto, nunca foi para o exterior, o que torna o caso dela o primeiro nativo da Austrália. Segundo os médicos, ela provavelmente ingeriu os ovos liberados por outra pessoa contaminada.

Na pesquisa, foi relatado que a jovem queixava-se de dor de cabeça duas ou três vezes por mês durante os últimos sete anos. Para amenizar o problema, médicos receitaram remédios para enxaqueca. A última crise, entretanto, durou mais de uma semana e veio com sintomas mais graves, incluindo o embaçamento da visão.

Uma ressonância magnética do cérebro levou os médicos a acreditarem que um tumor poderia ser a causa da dor. Contudo, depois de um procedimento cirúrgico para remover a massa, os especialistas descobriram que a causa era, na verdade, um cisto cheio de larvas de tênia.

Após os transtornos, o caso foi solucionado e a paciente não precisou de demais tratamentos.

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCÂMERASTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABBFUNERÁRIA CAMAQUENSE