Tecnologia

Mariposas com drones? cientistas usam insetos para beneficiar agricultura e meio ambiente

Não há nenhum espaço que uma mariposa astuta com um sensor minúsculo não consiga entrar

Compartilhe:
08/10/2020 - 17h33min Corrigir

Uma reportagem do portal de tecnologia americano CNET revelou que mariposas estão sendo usadas para um novo sensor superleve que elas podem carregar nas costas. De acordo com a matéria, a equipe de pesquisadores da Universidade de Washington (UW),  desenvolveu um sensor que pesa 98 miligramas e pode sobreviver a uma queda de seis andares. 

Esses sensores em fase inicial de testes estão sendo criados para durar três anos e coletar e transmitir sem fio, dados ambientais como temperatura e umidade. Os pequenos equipamentos podem ser entregues por "nano drones" ou carregados nas costas de insetos. Um vídeo divulgado pela UW mostra essas duas opções em ação. O hawkmoth mostrado na filmagem é uma grande espécie de mariposa e o sensor se encaixa facilmente em suas costas.

Confira você mesmo em vídeo

"Esta é a primeira vez que alguém mostra que os sensores podem ser liberados por pequenos drones ou insetos como mariposas, que podem atravessar espaços estreitos melhor do que qualquer drone e sustentar voos muito mais longos", afirma Shyam Gollakota, pesquisador do metódo.

COM INFORMAÇÕES DE CNET

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
CÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES