Geral

Novo decreto libera jogos de futebol e acampamento, além de manter restrição ao início das aulas em Cristal

Texto prevê fiscalização e multa a quem descumprir os protocolos impostos

Compartilhe:
10/10/2020 - 20h43min Corrigir

Em consonância com as demais cidades da região, Cristal também liberou os jogos de futebol nas quadras esportivas do município. O novo decreto foi detalhado pela prefeita Fábia Richter, em um vídeo publicado na rede social. O documento ainda permite a reabertura do camping privado do balneário e mantêm suspensas as aulas presenciais nas escolas das redes municipal e estadual.

De acordo com a prefeita, estão liberados até três jogos com intervalo de 1 hora entre cada partida para a higienização do ambiente. Além disso, haverá um controle de cada participante, com o recolhimento de nome e telefone de cada um. "Nós queremos saber os contatos, caso alguém teste positivo e tiver jogado bola", destacou. 

A equipe de fiscalização da prefeitura irá monitorar também as atividades esportivas, conforme informou a prefeita. Fábia pediu responsabilidade de cada morador e ressaltou que o decreto prevê multa em caso de descumprimento das regras impostas. “Liberamos a cervejinha no final do jogo, mas sem aglomeração e cada um na sua mesa, com ordem, com organização", completou a prefeita.

Quanto à realização de acampamentos no camping privado, Fábia pontuou que o novo decreto dispõe de protocolos específicos para essa atividade. "É importante que cada pessoa vá com sua família , que não haja nenhum tipo de aglomeração e que todo mundo use essas liberações com muita responsabilidade", disse. 

As flexibilizações só foram possíveis, segundo Fábia, devido ao controle do número de infectados e de casos ativos de coronavírus no município. "Tivemos uma semana maravilhosa. Encerramos ela com um caso positivo hoje (9), se não, teríamos uma semana sem nenhum caso positivo. Lembrando que aqui no município, nós testamos todos os sintomáticos respiratórios com PCR. Então, nós temos muita tranquilidade em dizer que todos aqueles que estão sintomáticos, que estão com covid, nós conseguimos descobrir rapidamente", afirmou.

Atualmente, apenas quatro pessoas encontram-se em isolamento domiciliar se recuperando da covid-19 e com sintomatologia leve, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde. 

A gestora reforçou também o uso da vitamina D, oferecida pelo município como forma de prevenção à covid-19. "Nós já percebemos que isso melhora. E eu não tenho dúvida de que o fato de toda população estar, agora, tendo acesso à vitamina D, inclusive as crianças, tem feito com que nós tenhamos cada vez menos casos", comentou. Por fim, Fábia reafirmou que o município só retomará com as aulas presenciais no começo de 2021. 

Assista ao pronunciamento:

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
CÂMERASSUPER SÃO JOSÉAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTOR