Tecnologia

“Não vamos nos afastar da agenda de reorganização da máquina pública", destaca governador durante evento em Gramado

Evento ocorreu neste sábado (17)

Compartilhe:
17/10/2020 - 21h11min Corrigir

Com a liberação de eventos corporativos mediante rígidos protocolos sanitários, a segunda edição do Fórum de Desenvolvimento Lide Gramado/Canela reuniu, neste sábado (17/10), lideranças políticas e empresariais na Casa Wilfredo, em Gramado, para debater a retomada da economia e do desenvolvimento do Estado no pós-pandemia.

Na abertura do evento, o governador Eduardo Leite foi convidado a falar sobre as ações e perspectivas para o RS, entre eles a liberação gradual das atividades presenciais e a expectativa pela a retomada do crescimento econômico.

“O virtual ajudou muito durante a pandemia e evoluímos muito nesse sentido, mas ele não substitui podermos estar aqui juntos, trocando experiências, olhando no olho para criar convergências e entendimentos e puxarmos numa mesma direção, para o desenvolvimento do Estado”, explicou o governador.

Além de destacar as ações de combate à pandemia, como a ampliação de leitos e o modelo de Distanciamento Controlado, Leite relembrou as medidas tomadas antes da pandemia e que foram fundamentais para dar melhores condições de enfrentamento ao coronavírus, como a regularização dos repasses à saúde, as reformas administrativa e previdenciária e outros ajustes da máquina pública.

“Restringimos menos do que outros Estados e paramos em menor proporção as atividades econômicas e, mesmo assim, temos os melhores resultados em termos de preservar vidas, com as mais baixas taxas de óbito. Em virtude de prazos, em meio ao combate à pandemia, tentamos discutir uma necessária reforma tributária, mas optamos por aprofundar mais o debate nos próximos meses. Convido o setor produtivo e empreendedor do nosso RS a participar disso, porque, afinal, a competitividade também depende da capacidade do Estado em prestar serviços públicos. Quando o Estado funciona, cai o custo da segurança privada, por exemplo. Não vamos nos afastar da agenda de reorganização da máquina pública, e contamos com a participação do setor privado, fundamental no processo para alavancar os investimentos e o desenvolvimento do RS”, afirmou o governador.

Segundo o presidente do Grupo de Líderes Empresariais para o Rio Grande do Sul (Lide RS), Eduardo Fernandez, o evento presencial busca reaproximar as lideranças regionais e os empreendedores na busca de caminhos para melhorar o ambiente de negócios do Estado.

“A entidade está firme em seu propósito de buscar a retomada das atividades econômicas, abordando temas que visem o desenvolvimento econômico e social do Estado. Mas também estamos aqui hoje, de forma presencial, para incentivar a volta das atividades econômicas. Queremos mostrar que é uma retomada necessária e possível, movimentando toda a economia e sendo exemplar para o resto do país e mundo”, disse Fernandez.

Na sequência, o evento contou com dois painéis de debate, um sobre o turismo como motor do desenvolvimento e outro a respeito dos desafios do empreendedorismo gaúcho para superar a pandemia e retomar o crescimento.

Participaram como palestrantes o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni; a presidente do Badesul, Jeanette Lontra; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry, e o presidente da Gramadotur, Rafael Carniel de Almeida.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉAABB