Saúde

Hospitais do RS conseguem conter novos casos de covid-19 entre funcionários e pacientes

Hospitais administrados pelo Estado não apresentaram nenhum novo caso positivo
20/10/2020 - 15h59min Governo do Estado do Rio Grande do Sul Corrigir

O último relatório semanal sobre a presença da covid-19 nos hospitais administrados pelo Estado não apresentou nenhum novo caso positivo. Fazem parte do levantamento o Hospital Psiquiátrico São Pedro, o Hospital Colônia Itapuã e o Hospital Sanatório Partenon.

De 10 a 16 de outubro, foram registrados oito casos suspeitos que demandaram a realização de testes, todos no Hospital Psiquiátrico São Pedro. Desses, apenas um funcionário ainda aguardava o resultado nessa segunda-feira (19). Os outros resultados deram negativo. Nos outros dois hospitais, como não havia nenhum suspeito de ter a doença entre pacientes e funcionários, não foi preciso realizar testes.

Do início da pandemia até o dia 2 de outubro, 72 pacientes e 120 servidores testaram positivo nas três instituições. Cinco pacientes no São Pedro e cinco no Hospital Colônia Itapuã morreram. Um plano de contingência foi elaborado em março de 2020 e diversas ações foram implementadas pela Secretaria da Saúde (SES) a fim de frear a transmissão do vírus entre profissionais, pacientes e residentes.

Entre as ações estão a diminuição da circulação de pessoas, vigilância nos pontos de entrada, distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs), condutas de isolamento, capacitação continuada das equipes, testagem, monitoramento e higienização dos espaços. Em cada um dos hospitais, a SES criou um espaço para fazer a triagem e assistência às pessoas que apresentaram sintomas ou foram confirmadas com covid-19.

A diretora do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE), Suelen Arduin, disse que "as direções administrativas e técnicas, além das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), contribuíram junto à SES neste processo, para obter estes resultados".

MAIS NOTÍCIAS

ROGÉRIO CALÇADOS
ADRIANO CONRADO
RESTAURANTE COME COME
OLIDATA
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ELETRO CLIC
FUNERÁRIA BOM PASTOR
PADARIA ESTRELA
DIGA NÃO!
SUPER SÃO JOSÉ
ART MÓVEIS
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +