Saúde

Leite diz que negociação sobre compra da vacina chinesa pelo governo federal deve ser técnica e não política

Bolsonaro declarou nesta manhã que o Brasil não irá comparar o imunizante desenvolvido pelo laboarório chinês Sinovac para fazer parte do Programa Nacional de Imunização

Compartilhe:
21/10/2020 - 15h51min Corrigir

O governador Eduardo Leite se manifestou, na manhã desta quarta-feira (21), em sua conta pessoal no Twitter, sobre a decisão do governo brasileiro de não aderir à compra da vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac para fazer parte do Programa Nacional de Imunização. Segundo Leite, a decisão deve ser “eminentemente técnica, e não política".

Na tarde dessa terça-feira, o governador havia participado do Fórum dos Governadores com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. No encontro, foi anunciada a negociação para a compra de 46 mil doses da vacina Coronavac, que está sendo desenvolvida pela Sinovac, com participação do Instituto Butantan, de São Paulo, como um dos imunizantes que possivelmente seriam eficazes contra a covid-19.

O governador chegou a afirmar, logo após a reunião, que o Estado já estava se preparando para receber as doses.

Porém, nesta manhã, o presidente Jair Bolsonaro declarou que o Brasil não vai adquirir a vacina chinesa. O comunicado foi feito através de respostas a seguidores em uma rede social de Bolsonaro. Posteriormente, a decisão foi anunciada pelo secretário do Ministério, Élcio Franco, durante pronunciamento oficial.

"Temos instituições renomadas trabalhando sobre esse assunto como a Fiocruz, Instituto Butantan e o que deve ser observado é a condição de segurança, a viabilidade técnica e também a agilidade para disponibilizar essa vacina para imunizar a população, ou seja, sem análises políticas. Importante é que seja tecnicamente decidido e viabilizado para a população que ela precisa, que é a garantia de uma vacina segura o mais rápido possível", comentou Leite.

MAIS NOTÍCIAS

AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
TBK INTERNET
Mais Lidas
AABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉCÂMERASTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARES