Geral

Black Friday 2020: saiba quando e como será o maior evento de compras

Campanha de vendas com descontos e promoções ocorre, tradicionalmente, em novembro

Compartilhe:
27/10/2020 - 11h20min Corrigir

Tradicional campanha de descontos em compras físicas ou virtuais, a Black Friday deve acontecer este ano no dia 27 de novembro, a última sexta-feira do mês, como de costume.

O evento surgiu por volta dos anos de 1990, nos Estados Unidos, como um dia de descontos após o feriado de Ação de Graças e ocorre sempre às sextas-feiras. No Brasil, a campanha de vendas surgiu em 2011 pelo portal Busca Descontos e era exclusiva para vendas online, mas se expandiu para o comércio físico.

Os produtos ofertados incluem itens de diversos segmentos e categorias, que vão desde eletrônicos, como TVs, smartphones e notebooks, até áreas de vestuário e setor alimentício.

Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a Black Friday promete ser ainda mais movimentada devido ao aumento das vendas online. Dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo apontam que o e-commerce no cresceu cerca de 60% entre os meses de janeiro a maio no Brasil, período que inclui um dos momentos mais críticos da pandemia no país.

Uma avaliação da plataforma de e-commerce Jet e-business, de São Paulo, a expectativa para a Black Friday 2020 é de crescimento superior a 50% em relação ao ano passado.

Logo no início de novembro, as lojas aqui no Brasil já começam a lançar suas promoções e descontos em produtos em vários segmentos. Atualmente, os descontos não estão limitados. Os produtos mais procurados durante o dia de ofertas costumam ser os eletrônicos, como TVs, smartphones e notebooks. Mas, também, é comum ver liquidações em lojas de roupas, calçados, cosméticos, livros e em supermercados, e até mesmo melhores condições em financiamentos de imóveis e de veículos.

No entanto, muitos consumidores se preocupam com a real oferta de promoções e descontos da campanha. Para isso, está sendo lançada a Black Friday de Verdade – uma iniciativa que visa identificar as lojas que oferecem ofertas verdadeiras ou enganosas.

O programa monitora os preços dos produtos e as boas práticas dos estabelecimentos que usam o selo da campanha. A loja que quiser adquirir o selo deverá garantir que oferecerá descontos que não se encaixem no popular "metade do dobro", como também condições transparentes e seguras para o consumidor. Estabelecimentos comerciais com promoções consideradas fraudulentas podem ser punidos.

Dentre algumas lojas conhecidas que participam da campanha estão o AmazonAmericanasShoptime Submarino. Para verificar todas as lojas participantes, você pode acessar o link

O recurso também possui um "testador de cupons" automático que identifica e aplica o código capaz de gerar maior desconto na compra, além de enviar notificações quando um item desejado tem redução no preço.

No site da Black Friday também é possível consultar opções de cadastro para receber promoções e descontos em primeira mão. Basta cadastrar seu nome e e-mail pelo link. Além disso, é possível pesquisar descontos em sites especializados como o CupoNation, CuponomiaMéliuz, e Pelando, além de utilizar comparadores de preço, como o Buscapé Zoom, e realizar pesquisas para comparar o valor médio dos itens antes da Black Friday.

Para aproveitar as ofertas da Black Friday 2020 de forma segura, é importante verificar a procedência da loja antes de realizar uma compra online. Veja algumas dicas:

  • fazer uma pesquisa rápida em sites como o Reclame Aqui para checar se a loja é, de fato, confiável;
  • desconfiar de mensagens pelo WhatsApp com links maliciosos oferecendo falsas promoções;
  • antes de clicar em qualquer link, mesmo que tenha sido enviado por pessoas conhecidas, entre no site oficial da marca e busque pelo produto em questão para verificar se um desconto é real.

Com informações do site TechTudo

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
AFUBRA MAR 2024
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
TBK INTERNETAFUBRA MAR 2024COMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERASSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABB