Política

Projeto inclui iniciação científica entre objetivos da Lei Rouanet

Recursos captados poderão financiar projetos de pesquisa e eventos científicos de escolas públicas
08/11/2020 - 10h07min Agência Câmara Corrigir

O Projeto de Lei 2587/20 altera a Lei Rouanet (Lei 8.313/91) para incluir, entre as finalidades do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), o estímulo à iniciação científica em instituições públicas de ensino fundamental, médio e técnico. Atualmente, o Pronac tem como foco captar e canalizar recursos para o setor da cultura no País. A proposta está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.

Ao alterar a legislação vigente, o texto estabelece que os recursos captados por meio do Pronac também sejam utilizados para aumentar o envolvimento de alunos e professores em projetos de pesquisa e eventos científicos.

Autor da proposta, o deputado Loester Trutis (PSL-MS) acredita que o incentivo ao crescimento científico é fundamental para preparar as próximas gerações do País para problemas desafiadores, como a pandemia de Covid-19.

“Em meio à crise gerada pela pandemia, ficou mais evidente a necessidade de se estimular a iniciação científica como forma de tornar possível a descoberta de uma vacina contra o vírus”, argumenta o autor.

O projeto estabelece que o dispositivo inserido na Lei Rouanet será chamado de Graziela Barroso, em homenagem à professora, pesquisadora e botânica matogrossense que faleceu em 2003. Conhecida como a primeira grande dama da botânica brasileira, ela também é considerada a maior catalogadora de plantas da história do Brasil.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Fonte: Agência Câmara de Notícias

MAIS NOTÍCIAS

ROGÉRIO CALÇADOS
OLIDATA
ART MÓVEIS
PADARIA ESTRELA
SUPER SÃO JOSÉ
RESTAURANTE COME COME
MÁRIO SERRALHEIRO
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ADRIANO CONRADO
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ELETRO CLIC
Mais Lidas
ROGÉRIO CALÇADOSOLIDATAART MÓVEISPADARIA ESTRELASUPER SÃO JOSÉ
RESTAURANTE COME COMEMÁRIO SERRALHEIROFUNERÁRIA BOM PASTORADRIANO CONRADOFUNERÁRIA CAMAQUENSEELETRO CLIC
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +