Tecnologia

FIQUE ATENTO: seu smartphone com Android pode perder acesso a varios sites em 2021

Entenda o caso

Compartilhe:
10/11/2020 - 10h18min Techtudo Corrigir

Celulares que rodam versões anteriores ao Android 7.1.1 Nougat podem perder acesso a diversos sites e componentes da Internet usados em aplicativos no dia 11 de janeiro de 2021. A partir dessa data, smartphones com edições mais antigas do sistema operacional deixarão de aceitar certificados de segurança da Let’s Encrypt, organização que oferece licenças essenciais para que sites sejam reconhecidos como seguros por navegadores e apps. O problema atinge pelo menos 33,8% dos dispositivos com Android em atividade no mundo todo.

A Let’s Encrypt está entre as principais entidades que cedem certificados de segurança para sites, e pelo menos 30% de todos os endereços na Internet usam o serviço da organização. Esses certificados são uma espécie de assinatura digital usada para atestar a legitimidade da página no navegador. Se o certificado for inválido ou inexistente, então é impossível acessar o endereço.

Quando você acessa um site de Internet, o processo de verificação envolve uma comparação de assinaturas que confirmam se o site é mesmo o que o certificado indica. No caso de celulares com o Android antigo, essa verificação usa certificados da IdenTrust, outra autoridade de autenticação digital.

Para que a checagem entre certificados de diferentes origens aconteça, a Let’s Encrypt usa um processo automático que faz a confirmação cruzada entre certificados Let’s Encrypt e IdenTrust. A partir de 11 de janeiro, esse procedimento será desativado, e a checagem cruzada tem previsão para parar de funcionar em setembro.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
AFUBRA MAR 2024
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
CÂMERASAFUBRA MAR 2024COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAABBSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE