Política

Parlamentares ouvem dirigentes da Anvisa e do Butantan

Diretores dos órgãos devem explicar o que houve no episódio da suspensão e posterior retomada dos testes com a vacina chinesa Coronavac
13/11/2020 - 10h50min Agência Câmara de Notícias Corrigir

Os parlamentares da comissão mista que acompanha as ações relativas à pandemia de coronavírus vão ouvir hoje os diretores da Anvisa, Antonio Barra Torres, e do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, para que eles expliquem o que houve no episódio da suspensão e posterior retomada dos testes com a vacina chinesa Coronavac.

O convite foi aprovado por unanimidade e praticamente todos os deputados e senadores repetiram que não pode ocorrer politização de assuntos técnicos.

Mas a principal crítica de alguns parlamentares foi quanto à reação do presidente Jair Bolsonaro, que chegou a dizer em uma rede social que a vacina que o governador de São Paulo, João Dória, quer oferecer aos brasileiros causaria “morte, anomalia e invalidez”. Ele afirmou ainda que o fato era mais um em que ele havia “ganho”.

Controvérsia
A suspensão dos testes foi decidida pela Anvisa após saber que um voluntário dos testes da vacina teria morrido.

O Butantan afirma que explicou à Anvisa que o óbito não estava relacionado à vacina e, por isso, os testes não deveriam parar. Já a Anvisa disse que não recebeu todas as informações necessárias e preferiu interromper tudo por precaução. Após receber esses dados, a agência autorizou novamente os testes.

Os parlamentares afirmaram que ficaram dúvidas sobre a atitude da Anvisa de suspender tudo sem conferir os dados com o Butantan.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) disse que é preciso esclarecer o que houve. “De repente nós temos aí uma suspensão que não é esperada; e sobretudo uma comemoração! É algo que nos traz revolta e indignação. ”

Após falar bastante sobre a importância de o Brasil se manter como uma referência mundial em vacinação, o deputado General Peternelli (PSL-SP) ressaltou que todos os políticos devem ter o mesmo foco agora. “Nesse período de pandemia, nós temos que buscar união. Nosso foco tem que ser a população brasileira.”

Comissão Externa
Na próxima terça-feira (17), os diretores da Anvisa e do Butantan também devem ser ouvidos pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate à pandemia.

MAIS NOTÍCIAS

ROGÉRIO CALÇADOS
RESTAURANTE COME COME
ELETRO CLIC
MÁRIO SERRALHEIRO
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ADRIANO CONRADO
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
ART MÓVEIS
OLIDATA
PADARIA ESTRELA
Mais Lidas
ROGÉRIO CALÇADOS
RESTAURANTE COME COMEELETRO CLICMÁRIO SERRALHEIROFUNERÁRIA CAMAQUENSEADRIANO CONRADOFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉART MÓVEISOLIDATAPADARIA ESTRELA
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +