Política

Votação no domingo para prefeitos e vereadores deve ser rápida e fácil

TSE recomenda que eleitores levem cola com número dos candidatos
14/11/2020 - 13h08min Corrigir

Neste domingo (15) será dia dos eleitores brasileiros voltarem às urnas para escolher vereador e prefeito. Essa será uma votação curta, com escolha de apenas dois candidatos, por isso a tendência é que seja uma votação mais rápida e fácil. Mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que o eleitor leve a tradicional “colinha”, com os números dos seus candidatos em um papel.

O candidato a vereador será a primeira escolha a aparecer na urna eletrônica. Após confirmar esse voto, o eleitor deverá escolher o prefeito. Números de vereadores são compostos de cinco dígitos e números de prefeitos são dois dígitos.

O TSE oferece em seu site um simulador de votação. Nele é possível operar uma urna eletrônica idêntica a real e, para que quem vota pela primeira vez possa ter um contato prévio com o equipamento. Para quem já votou antes, é possível relembrar a ferramenta. Caso o eleitor cometa erros na digitação do voto, o simulador aponta o erro e ensina como proceder corretamente.

No simulador também há a possibilidade de votar em branco ou anular o voto. Saiba a diferença entre essas duas modalidades de voto na Agência Brasil.

No domingo, o eleitor deverá comparecer à seção eleitoral com um documento oficial com foto e o título eleitoral. A posse do título eleitoral não é obrigatória, mas é importante porque é nele que constam os números da zona e da seção eleitoral, o que facilita o eleitor a encontrar o local certo. Assim, é possível votar portando apenas com um documento pessoal e oficial com foto.

MAIS NOTÍCIAS

ADRIANO CONRADO
ART MÓVEIS
PADARIA ESTRELA
RESTAURANTE COME COME
OLIDATA
ROGÉRIO CALÇADOS
ELETRO CLIC
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
MÁRIO SERRALHEIRO
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
ADRIANO CONRADOART MÓVEISPADARIA ESTRELARESTAURANTE COME COMEOLIDATAROGÉRIO CALÇADOSELETRO CLICFUNERÁRIA CAMAQUENSE
MÁRIO SERRALHEIROSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTOR
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +