Política

ACOMPANHE AQUI: Eleições Municipais 2020 em Camaquã e região

Equipe do Blog do Juares estará trazendo informações ao longo deste domingo de eleições

Compartilhe:
15/11/2020 - 07h23min Corrigir

Neste domingo, 15 de novembro, é o dia dos eleitores brasileiros voltarem às urnas para escolher vereador e prefeito. Essa será uma votação curta, com escolha de apenas dois candidatos, por isso a tendência é que seja uma votação mais rápida e fácil. Mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que o eleitor leve a tradicional “colinha”, com os números dos seus candidatos em um papel.

ORIENTAÇÕES

O candidato a vereador será a primeira escolha a aparecer na urna eletrônica. Após confirmar esse voto, o eleitor deverá escolher o prefeito. Números de vereadores são compostos de cinco dígitos e números de prefeitos são dois dígitos.

O TSE oferece em seu site um simulador de votação. Veja AQUI!

Consulte AQUI o seu local de votação!

O horário de votação foi ampliado por conta da pandemia da covid-19. Os eleitores poderão comparecer às urnas das 7 horas às 17 horas. Importante destacar que o horário entre 7 horas e 10 horas é preferencial, para pessoas acima de 60 anos. O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos.

No dia da eleição, leve um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

Leve também seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral.

Se preferir, baixe e instale o e-Título. Disponível na Google Play Store e Apple Store.

As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

Para votar o eleitor deverá estar com máscara de proteção, caso contrário, não entrará na seção de votação. O eleitor também terá que higienizar as mãos antes e depois de fazer uso da urna eletrônica. O procedimento será obrigatório, com fiscalização dos mesários.

As seções deverão ter à disposição álcool em gel e álcool líquido em recipiente borrifador.

O votante apresentará o seu documento ao mesário (que não vai manusear a documentação) e assinará a lista de votação, preferencialmente com uma caneta própria que ele levar de casa.

-------------

O candidato a prefeito de Camaquã, Beto Grill, pela "Aliança Novo Rumo", tendo como vice Renato Nogueira, pelos partidos PTB, PT, Republicanos, PCdoB, PSB e PDT, votou às 8 horas, no Espaço Humanize. Veja a entrevista:

-------------

Às 8h50, o movimento para votação no Colégio Sete de Setembro, em Camaquã, era tranquilo (foto 1), assim como no Ginásio de Esportes do Clube Camaquense (foto 2).

-------------

Em 2016, o resultado das eleições para prefeito em Camaquã saiu por volta das 19 horas. O prefeito eleito, naquela ocasião, foi Ivo de Lima Ferreira.

-------------

Até as 10 horas, a Brigada Militar recebeu algumas denúncias sobre irregularidades e crime eleitorais em Camaquã, mas segundo a corporação, nada foi constatado. Também, até este horário, a Polícia Civil de Camaquã não havia registrado nenhuma oocorrência sobre crimes eleitorais. No entanto, às 10h20 houve a solicitação para o comparecimento da BM no Colégio Sete de Setembro, onde uma fiscal de seção identificou a realização de boca de urna no local.

-------------

Por volta das 10h15, o movimento de eleitores era tranquilo no colégio eleitoral da Sociedade Recreativa Alvorada.

-------------

Às 10h25, o fluxo de eleitores nas seções do Instituto Estadual de Educação Cônego Luiz Walter Hanquet, o Estadual, também era tranquilo.

-------------

Às 10h42, a equipe de reportagem do BJ registrou uma pequena fila no Espaço Humanize, mas com os eleitores respeitando o distanciamento social por conta da pandemia. 

-------------

O candidato a prefeito de Camaquã, Fúlvio Lessa da Rosa, votou por volta das 12 horas, no salão da Igreja Matriz. Ele concorre ao cargo máximo do Executivo municipal junto do empresário Josias Gomes, como vice-prefeito, pela coligação "Camaquã para todos", entre os partidos Democratas e Podemos. Veja e entrevista:

-------------

O candidato a prefeito, Marcelo Gouveia, pela coligação "Renasce Camaquã", tendo como vice Vítor Lindenau, pelos partidos Progressistas e PSL, votou por volta das 13 horas, no Colégio Sete de Setembro. Veja a entrevista:

-------------

Às 13h20, a circulação de eleitores no Ginásio de Esportes de Camaquã era bastante calma. 

 -------------

O candidato a prefeito, Ivo de Lima Ferreira, pela coligação "Camaquã no Rumo Certo", tendo como vice Abner Dillmann, pelos partidos PSDB, MDB, PSD e PL, votou por voltas das 14 horas, na Sociedade Recreativa Alvorada. Veja a entrevista: 

--------------

No colégio Ciep, o movimento de eleitores também estava calmo quando a nossa reportagem esteve no local, às 14h40.

-------------

Novamente, nossa reportagem esteve no Instituto Estadual de Educação Cônego Walter Hanquet, o Estadual, às 14h53, e a circulação de votantes continuava tranquila.

15h55: Denúncias de irregularidades e/ou crime eleitoral em frente ao Colégio Sete de Setembro e nas imediações do Ginásio de Esportes de Camaquã. Um veículo foi apreendido nas proximidades do Estadual.

17h01: Votação encerrada.

17h02: Acompanhe AQUI a apuração dos votos para prefeito e vereador de Camaquã e outros municípios.

ENTREVISTA: com larga vantagem, Ivo é reeleito prefeito de Camaquã

Festa da reeleição prefeito Ivo de Lima Ferreira

Eleições Municipais 2020: Ivo é reeleito prefeito de Camaquã

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
TBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAR 2024