Tecnologia

CUIDADO: golpistas no Facebook estão utilizando novo método para roubar contas

Saiba como evitar que sua conta seja hackeada por criminosos na rede social
20/11/2020 - 10h36min Corrigir
Golpistas ou se preferir, cibercriminosos, estão usando um banco de dados com falhas de segurança, com informações de mais de 100 mil usuários do Facebook. Com ataques de pishing e roubos de cartão de crédito, os hackers enganam as vítimas prometendo uma ferramenta que lhes mostraria quem visitou seus perfis na rede social.
 
Atualmente, descobrir quem acessou seu perfil no Facebook não é uma ferramenta que a rede social tenha. Portanto, evite instalar aplicativo e demais softwares com essa promessa.

A ação dos criminosos foi descoberta pela vpnMentor e confirmada pela Eset. Um banco de dados da Elasticsearch, que normalmente não é projetado para uso de URL, estava sendo utilizado. “No entanto, fomos capazes de acessá-lo por meio do navegador e manipular os critérios de pesquisa de URL para expor esquemas de um único índice a qualquer momento”, explica a vpnMentor.

A empresa Eset localizou 29 domínios falsos. Isso tudo fazia parte de uma rede de sites usada para manipular os usuários. Esses endereços incluíam, por exemplo, mensagens como “Seu perfil recebeu 32 visitas nos últimos dois dias. Continue para ver a lista”. Ao clicar no link malicioso, a vítima era direcionada para uma página de login falsa do Facebook, onde seria solicitada a inserir suas credenciais de acesso à plataforma.

Diante disso, os hackers então usavam os logins roubados para compartilhar comentários de spam em postagens do Facebook.  O plano era usar o perfil das vítimas para se passar por comentários verdadeiros e direcionar mais pessoas para a rede de sites fraudulentos. “Todos esses sites eventualmente levaram a uma plataforma de negociação bitcoin falsa, que cobrava depósitos de 250 euros”, afirma a empresa de segurança.

Com informações de Olhar Digital

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
ADRIANO CONRADO
ROGÉRIO CALÇADOS
ELETRO CLIC
ART MÓVEIS
PADARIA ESTRELA
OLIDATA
RESTAURANTE COME COME
DIGA NÃO!
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +