Polícia

Golpe dos nudes faz mais uma vítima em Camaquã

Homem foi ameaçado e golpistas tentaram extorquir R$ 6 mil para não denunciá-lo

Compartilhe:
22/11/2020 - 09h19min Corrigir

Um nova ocorrência do famoso "golpe dos nudes" foi registrada na Polícia Civil de Camaquã. O caso aconteceu na sexta-feira (20), por volta das 23h59, conforme afirmou a vítima - um morador da cidade - para a polícia.

O homem disse que foi chamado por uma mulher em um aplicativo de mensagens e que seguiu o diálogo. No meio da conversa, ela enviou uma foto seminua - o que a vítima confessou ter chamado ainda mais a atenção. Após as fotos enviadas, o homem disse que a suposta mulher alegou ser menor de idade e que tinha apenas 16 anos. A vítima, então, disse que imediatamente encerrou a conversa.

A partir daí, o homem afirmou ter começado a receber ligações de números desconhecidos, onde foi exigido R$ 6 mil para que o caso não fosse denunciado à polícia. A vítima resolveu ir até a Delegacia de Polícia para saber se realmente a suposta adolescente estava lá com os pais, segundo o que foi ameaçado em uma das ligações.

Ao chegar na DPPA, o homem soube que se tratava de uma tentativa de estelionato. Além de registrar a ocorrência, ele foi orientado sobre o golpe dos nudes.

Polícia Civil alerta contra o golpe

Por conta dos recorrentes casos de golpes na internet, a Polícia Civil lançou uma cartilha alertando sobre as principais maneiras que os golpistas estão agindo, principalmente nesta época de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus.

No caso do golpe dos nudes, os criminosos utilizam as redes sociais para enganar suas vítimas - a maioria homens, maiores de idade, e muitas vezes casados.

O golpista utiliza um perfil falso, com a foto de uma pessoa bonita e atraente. Após solicitar amizade e ser aceito pela vítima, o perfil falso inicia uma conversa e, logo em seguida, envia fotos íntimas e pede para que a vítima faça o mesmo. De posse dessas fotos, outro golpista entra em cena se passando por pai ou padrasto da(o) jovem, alegando que trata-se de menor de idade e que a vítima estaria praticando o crime de pedofilia pela internet.

Para que o pai/padrasto não leve o caso para a polícia, ou não conte tudo para a esposa/marido da vítima, exige que seja paga uma quantia em dinheiro. Algumas vezes, os golpistas se fazem passar por policiais civis, alegando que as fotos já fazem parte de um Inquérito Policial e solicitam o depósito para que “a investigação seja arquivada”.

Dica da Polícia Civil: não troque, nem compartilhe fotos íntimas pela internet. Lembre-se: depois que a fotos ou vídeos forem compartilhados, eles podem circular por milhares de pessoas. Desconfie de solicitações de amizades de pessoas que você não conhece. E o mais importante: pedofilia é crime. Se a pessoa que você está fazendo uma nova amizade aparenta ser menor de idade, todo o cuidado é necessário.

A cartilha completa, com os demais golpes, pode ser encontrada neste link.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
CÂMERASAABBFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉ