Geral

“Alô, você”, demissões inusitadas e carisma marcaram a carreira de Fernando Vanucci

Jornalista esportivo morreu na tarde de ontem (24)

Compartilhe:
25/11/2020 - 08h32min Julia Renó Corrigir

O jornalista Fernando Vanucci, um dos principais nomes do jornalismo esportivo do Brasil, morreu ontem (24). Aos 69 anos de idade e 54 de carreira, ele fez história em suas apresentações e bordões repetidos em todo o País. A informação foi confirmada pelo Globo Esporte, mas a causa da morte até ontem ainda não havia sido divulgada.

Desde 2019, o jornalista por trás de uma das principais vozes do esporte tinha problemas de saúde. Na época, ele teve um infarto e, desde então, usava marca-passo. Hoje, pela manhã, Vanucci passou mal e foi levado a Pronto Socorro Central de Barueri, na Grande São Paulo, mas não resistiu. Ele deixa quatro filhos.

'Alô, você’

Conhecido por seu trabalho e carisma, o jornalista mineiro se tornou ainda mais popular por seus bordões como “alô, você’. A forma encontrada por Fernando Vanucci para iniciar sua participação no Globo Esporte marcou uma geração e foi repetida inúmeras vezes, chegando, inclusive, a se tornar trecho de música. 

Desde os anos 70, ele levou informações sobre os principais momentos do esporte aos brasileiros. Na Globo, ele fez a cobertura de seis Copas do Mundo, nos anos de 1978, 1982, 1990, 1994 e 1998, além de cinco Olimpíadas — em 1980, 1984, 1988, 1992 e 1996.

Após a Globo, o jornalista e apresentador continuou fazendo história. Teve passagens também por Bandeirantes, Record, RedeTV! e Rede Brasil de Televisão.

Vanucci viveu dois momentos polêmicos na televisão. Da Rede Globo, foi demitido depois de aparecer comendo ao vivo. Na RedeTV!, viveu sua segunda polêmica: foi acusado de entrar no ar embriagado logo após a conquista da Copa do Mundo de 2006 pela Itália. Ele se defendeu dizendo que, na realidade, estava sob efeitos colaterais de uma medicação para ansiedade.

 

Homenagens

Nas redes sociais, jornalistas e clubes esportivos lamentaram a perda do jornalista. No Twitter, o Botafogo, time para o qual ele torcia, fez uma homenagem e manifestou solidariedade com amigos e familiares de Vanucci.

 Além dos clubes brasileiros, o Manchester City de Portugal também fez uma publicação em homenagem ao jornalista.

Entre os colegas de profissão, foi lembrado com carinho pelos que trabalharam com ele e também por se tornar referência. O jornalista e apresentador do SportTV, Carlos Cereto, comentou o acontecimento e lembrou Vanucci como ‘referência na profissão’.

O comentarista da ESPN e da Fox Sports, Leonardo Bertozzi, lembrou algumas das expressões do colega que ficaram famosas e afirmou que ele “deixa uma marca inquestionável na história da nossa profissão e da televisão brasileira”.

 

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNETAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉCÂMERAS