Geral

Black Friday 2020: veja dicas para aproveitar com segurança o maior evento de compras

Promoções ocorrem nesta sexta-feira (27)
26/11/2020 - 11h03min Corrigir

Ocorre nesta sexta-feira, 27 de novembro, a Black Friday - tradicional campanha de descontos em compras físicas ou virtuais do mundo.

Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a Black Friday promete ser ainda mais movimentada devido ao aumento das vendas online. Dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo apontam que o e-commerce no cresceu cerca de 60% entre os meses de janeiro a maio no Brasil, período que inclui um dos momentos mais críticos da pandemia no país.

Uma avaliação da plataforma de e-commerce Jet e-business, de São Paulo, a expectativa para a Black Friday 2020 é de crescimento superior a 50% em relação ao ano passado.

Logo no início de novembro, as lojas aqui no Brasil já começaram a lançar suas promoções e descontos em produtos em vários segmentos. Atualmente, os descontos não estão limitados. Os produtos mais procurados durante o dia de ofertas costumam ser os eletrônicos, como TVs, smartphones e notebooks. Mas, também, é comum ver liquidações em lojas de roupas, calçados, cosméticos, livros e em supermercados, e até mesmo melhores condições em financiamentos de imóveis e de veículos.

No entanto, muitos consumidores se preocupam com a real oferta de promoções e descontos da campanha. Para isso, está sendo lançada a Black Friday de Verdade – uma iniciativa que visa identificar as lojas que oferecem ofertas verdadeiras ou enganosas.

O programa monitora os preços dos produtos e as boas práticas dos estabelecimentos que usam o selo da campanha. A loja que quiser adquirir o selo deverá garantir que oferecerá descontos que não se encaixem no popular "metade do dobro", como também condições transparentes e seguras para o consumidor. Estabelecimentos comerciais com promoções consideradas fraudulentas podem ser punidos.

Dentre algumas lojas conhecidas que participam da campanha estão o Amazon, Americanas, Shoptime e Submarino. Para verificar todas as lojas participantes, você pode acessar o link

O recurso também possui um "testador de cupons" automático que identifica e aplica o código capaz de gerar maior desconto na compra, além de enviar notificações quando um item desejado tem redução no preço.

No site da Black Friday também é possível consultar opções de cadastro para receber promoções e descontos em primeira mão. Basta cadastrar seu nome e e-mail pelo link. Além disso, é possível pesquisar descontos em sites especializados como o CupoNation, Cuponomia, Méliuz, e Pelando, além de utilizar comparadores de preço, como o Buscapé e Zoom, e realizar pesquisas para comparar o valor médio dos itens antes da Black Friday.

Para aproveitar as ofertas da Black Friday 2020 de forma segura, é importante verificar a procedência da loja antes de realizar uma compra online. Veja algumas dicas:

  • fazer uma pesquisa rápida em sites como o Reclame Aqui para checar se a loja é, de fato, confiável;
  • desconfiar de mensagens pelo WhatsApp com links maliciosos oferecendo falsas promoções;
  • antes de clicar em qualquer link, mesmo que tenha sido enviado por pessoas conhecidas, entre no site oficial da marca e busque pelo produto em questão para verificar se um desconto é real.

Com informações do site TechTudo

MAIS NOTÍCIAS

ROGÉRIO CALÇADOS
MÁRIO SERRALHEIRO
ELETRO CLIC
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
ADRIANO CONRADO
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ART MÓVEIS
RESTAURANTE COME COME
PADARIA ESTRELA
OLIDATA
Mais Lidas
ROGÉRIO CALÇADOSMÁRIO SERRALHEIROELETRO CLIC
FUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉADRIANO CONRADOFUNERÁRIA BOM PASTORART MÓVEISRESTAURANTE COME COMEPADARIA ESTRELAOLIDATA
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +