Política

Projeto concede aos surdos direito à isenção de IPI para compra de carros

Lei já assegura o benefício a pessoas com deficiência física, visual, mental e a autistas
26/11/2020 - 15h51min Agência Câmara de Notícias Corrigir

O Projeto de Lei 4686/20 concede a pessoas com deficiência auditiva o direito à isenção do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis. O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, insere a isenção, de maneira expressa, na lei que já assegura o benefício a pessoas com deficiência física, visual, mental e a autistas.

“As propostas e leis que versem sobre a inclusão das pessoas portadoras de deficiência devem abranger todos os tipos de deficiências”, sustenta o autor, deputado Fausto Pinato (PP-SP).

Ele lembra que a ausência de previsão expressa desse direito em lei já foi alvo de uma Ação Declaratória de Constitucionalidade ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no Supremo Tribunal Federal. Ao reconhecer a omissão legislativa, o STF concedeu ao Congresso Nacional, a partir de agosto deste ano, prazo de 18 meses para que adote as medidas necessárias.

“As políticas públicas não podem ser adotadas parcialmente com a exclusão daqueles que buscam autonomia e independência”, conclui.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
PADARIA ESTRELA
MÁRIO SERRALHEIRO
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ADRIANO CONRADO
RESTAURANTE COME COME
ART MÓVEIS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ROGÉRIO CALÇADOS
OLIDATA
ELETRO CLIC
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉPADARIA ESTRELAMÁRIO SERRALHEIROFUNERÁRIA BOM PASTORADRIANO CONRADORESTAURANTE COME COMEART MÓVEISFUNERÁRIA CAMAQUENSEROGÉRIO CALÇADOSOLIDATAELETRO CLIC
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +