Geral

Governo do Estado propõe suspensão de festas de fim de ano e limite de horário para comércio e restaurantes

Eduardo Leite detalhou o pacote de medidas em live no final da tarde desta segunda-feira (30)

Compartilhe:
30/11/2020 - 18h08min Atualizada em 30/11/2020 - 19h15min Corrigir

Em reunião com a Famurs e os 27 prefeitos das associações de municípios, na tarde desta segunda-feira (30), o governador Eduardo Leite apresentou uma série de medidas restritivas para tentar conter o avanço da segunda onda da pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul. Também participaram do encontro o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, além da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e a coordenadora do Comitê de Dados, Leany Lemos.

Entre as propostas, está a suspensão das festas e eventos de final de ano, tanto os que são organizados pelas prefeituras quanto os particulares. Em âmbito privado, o governo sugere que as reuniões familiares e de amigos ocorram com até 10 pessoas, sem contar as crianças menores de 14 anos.

Outra alteração será a suspensão temporária do modelo de cogestão, hoje vigente para 18 das 21 regiões Covid e que permite adotar restrições mais leves do que as determinadas pelo Estado. Na prática, com o mecanismo suspenso, a bandeira vermelha passa a valer de forma integral.

Mais um ponto a ser destacado é a vedação à permanência em locais públicos sem controle de acesso (ruas, praias, praças) em municípios classificados em zona de alto risco epidemiológico.

O governador também propôs mudanças nos protocolos do Distanciamento Controlado com relação à bandeira vermalha, como a redução do horário de funcionamento do comércio até as 20 horas e de restaurantes até as 22 horas, mas sem limitar os dias da semana em que operam atualmente. Será permitido somente clientes sentados, com distância de 2 metros entre as mesas e grupos de até seis pessoas, sem música ao vivo ou ambiente que prejudique a comunicação.

O governo se comprometeu a realizar uma campanha de comunicação no intuito de conscientizar a população. Também será oferecido aos prefeitos o apoio da Brigada Militar para fiscalização.

Leite detalhou as novas medidas em live no final da tarde, na qual também divulgou o mapa definitivo da 30ª rodada do Distanciamento Controlado. Segundo o governador, as ações são de caráter emergencial, diante da gravidade do aumento dos números da covid-19, e devem ser adotadas mesmo que os prefeitos demonstrem contrariedade. As determinações serão válidas por duas semanas a partir da publicação do novo decreto.

Assista ao pronunciamento:

MAIS NOTÍCIAS

AABB
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
AABBCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES