Polícia

Polícia Civil gaúcha recebe 97 novos fuzis e 103 submetralhadoras

Entrega simbólica do armamento ocorreu nesta quinta-feira (3), no Palácio Piratini

Compartilhe:
03/12/2020 - 14h37min Polícia Civil RS Corrigir

A entrega simbólica do armamento ocorreu nesta quinta-feira (3), no Palácio Piratini, em uma cerimônia que celebrou os 179 anos da Polícia Civil no estado. O evento foi transmitido pelo canal da Polícia Civil no Youtube, como forma de evitar aglomerações, uma vez que a Instituição tem seguido as determinações impostas pelo novo decreto governamental que quer diminuir o número de infecções pelo coronavírus. Mais 97 fuzis modelo Taurus T4 calibre 5.56mm e T4A1 calibre 45mm e 103 submetralhadoras modelo Taurus calibre 9mm vão se juntar ao arsenal da Polícia Civil gaúcha no combate à criminalidade. 

Do total de fuzis, 91 serão destinados, prioritariamente, às Delegacias de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa, Delegacias de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Dracos) e ao Serviço de Apoio Aéreo (SAA) da Instituição. “As armas serão distribuídas atendendo às necessidades apontadas pelos órgãos policiais por meio do Banco de Demandas. Foi através desse sistema, aliás, que a Polícia Civil planejou, ainda no ano passado, os investimentos para 2020, o que incluiu a aquisição dos fuzis”, afirma a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor.

Os 6 fuzis restantes, esses adquiridos com doações recebidas de órgãos externos, tinham destino certo desde o início. Com ajuda do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Teutônia, dois serão destinados à Delegacia de Polícia local; já o Consepro de Marau, no litoral gaúcho, conseguiu três para a DP da cidade. Por fim, o Ministério Público destinou verba para compra de um fuzil para a Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon), que está localizada na Capital e é vinculada ao Deic.

Já das 103 submetralhadoras, 75 serão destinadas à Divisão de Armas, Munições e Explosivos (Dame), do Departamento de Administração Policial (DAP). Essas foram adquiridas com R$ 330.457,50, oriundos do FESP – Plano de Investimento/2019. Outras 25 unidades, adquiridas para contemplados pela Consulta Popular 2018/2019, serão distribuídas entre vários órgãos da Instituição. As três últimas unidades serão para as Delegacias de Polícia de Cidreira e de Balneário Pinhal (2) e para a Draco de Lajeado. O trio de submetralhadora foi adquirido com recursos do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público e Poder Judiciário Lajeado.

Fuzil

Ideal para o uso militar e policial, o fuzil Taurus T4 é baseado na plataforma M4/M16, amplamente empregada pelas forças militares em todo o mundo e, principalmente pelos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), por ser considerada uma arma extremamente confiável, leve, de fácil emprego e manutenção.

Submetralhadoras

As submetralhadoras Taurus são armas leves, de fácil manejo e confortáveis para o uso. Ideais para o uso em policial em operações urbanas, aliam ostensividade e versatilidade.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AFUBRA MAR 2024
Mais Lidas
CÂMERASTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAFUBRA MAR 2024
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)