Polícia

Operação policial de combate a crimes de violência contra idosos é deflagrada no RS

Força-tarefa foi cumprida em Camaquã, Tapes e mais nove municípios

Compartilhe:
04/12/2020 - 15h08min Atualizada em 04/12/2020 - 17h33min Corrigir

Foi deflagrada pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (4), a Operação Vetus, em combate aos crimes de violência contra idosos. A ação ocorreu em todo o Brasil.

No Rio Grande do Sul, a força-tarefa foi cumprida em 11 municípios da Região Metropolitana e interior, incluindo Camaquã e Tapes. Os demais são Porto Alegre, Barra do Ribeiro, Canoas, Gravataí, Viamão, Alvorada, Soledade, Giruá e Santo Ângelo. Até o momento, nove pessoas foram presas. 

A operação foi comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e teve início no dia 23 de setembro em todas as delegacias da 29ª Região Policial. Houve uma prisão, ocorrida em 16 de outubro, na zona urbana de Camaquã, duas medidas protetivas cumpridas, 40 denúncias apuradas, 38 vítimas atendidas e cinco casas de repouso fiscalizadas durante este período.

Em todo o Brasil, já foram apuradas 501 denúncias que resultaram na instauração de 508 procedimentos investigativos, com atendimento de 424 idosos vítimas de violência.

Foram cumpridas 115 diligências, entre medidas cautelares, medidas protetivas e mandados. O estopim da ação ocorreu devido ao aumento no número de denúncias registradas durante a pandemia do novo coronavírus.

Dados do Disque 100, que recebe denúncias de violações de direitos humanos, apontam que houve o registro de 6.814 queixas de crimes contra idosos do dia 1º de outubro até esta sexta-feira (4). Os números correspondem aos 26 estados e Distrito Federal.  

*Matéria alterada para acréscimo de informações

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNET