Geral

Medidas de fiscalização ao Decreto Estadual serão intensificadas em São Lourenço do Sul

Órgãos de segurança, prefeitura e vigilância sanitária estiveram reunidos nesta semana, definindo ações para o enfrentamento da covid-19
04/12/2020 - 15h28min Decom SLS Corrigir

A Administração Municipal, Vigilância Sanitária, Brigada Militar e Polícia Civil estiveram reunidas nesta semana, definindo ações para o enfrentamento da covid-19 e o cumprimento ao Decreto Estadual com os protocolos que os municípios precisam cumprir enquanto estiverem em bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul.

Desde a quinta-feira (3) já há um carro de som que circula pela cidade alertado para a proibição da permanência de pessoas em espaços públicos como ruas, praças e praias. Conforme o decreto estadual, é permitido apenas locomoção e prática de atividades físicas, mas não ficar nestes locais. O alerta do carro de som permanecerá diariamente enquanto o Estado manter a bandeira vermelha. Devido a isso, placas de alerta serão instaladas na orla da praia com o mesmo aviso de proibição de permanência no local. Para evitar que as pessoas fiquem na praia, o estacionamento está proibido em toda sua extensão, desde a foz do arroio São Lourenço, até a foz do arroio Carahá. Apenas nas áreas dos restaurantes o estacionamento é permitido até às 23h, para não dificultar que as pessoas acessem locais de alimentação. As placas de trânsito já estão instaladas na orla.

Para o fim de semana, haverá reforço de fiscalização conjunta entre Vigilância Sanitária e Brigada Militar, desde a noite de sexta-feira (4), até a noite do domingo (6), tanto na cidade quanto na zona rural, especialmente nas praias. Estas ações ocorrerão durante os dias e as noites. Tanto a Brigada Militar, quanto a Polícia Civil, informaram que após o dia 18 de dezembro com a chegada de reforço para Operação Golfinho, as ações poderão ser intensificadas, independentemente da bandeira, já que as medidas de cuidados continuarão necessárias pelos próximos meses.

Barreira Sanitária

A barreira sanitária será retomada a partir deste fim de semana. Funcionará neste primeiro momento aos sábados e domingos das 7h às 15h na avenida Nonô Centeno, na altura da Escola Marina Vargas, com questionamento a quem chega a cidade, orientação, aferição de temperatura e encaminhamento para UBS caso alguém apresente febre.

Terminal turístico

A barreira sanitária ficará em novo local para que o espaço atenda também a fiscalização do terminal turístico que funcionará junto ao Ginásio Municipal de Esportes. Como não é possível legalmente impedir a entrada de pessoas e excursões na cidade, a gestão encaminhará projeto de lei para o aumento da taxa de entrada de ônibus e vans na cidade para esta temporada, independentemente de bandeira. O valor para ônibus, por exemplo, passará de R$ 200 para R$ 800, mesma sugestão feita pelo Conselho Municipal de Turismo (Contur). O objetivo é inibir a entrada de excursões na cidade durante o verão.

Sanitização da cidade

A partir do final da próxima semana, será realizada uma nova sanitização da cidade, passando por todos os bairros. O mapeamento de dias e as orientações à comunidade serão informados antecipadamente. 

MAIS NOTÍCIAS

MÁRIO SERRALHEIRO
PADARIA ESTRELA
SUPER SÃO JOSÉ
OLIDATA
ELETRO CLIC
RESTAURANTE COME COME
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ART MÓVEIS
ROGÉRIO CALÇADOS
ADRIANO CONRADO
Mais Lidas
MÁRIO SERRALHEIROPADARIA ESTRELASUPER SÃO JOSÉOLIDATAELETRO CLICRESTAURANTE COME COMEFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORART MÓVEISROGÉRIO CALÇADOSADRIANO CONRADO
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +