Saúde

Secretária Arita apresenta os números da ampliação de leitos de UTI como legado de 2020

Encontro ocorreu por meio de seminário virtual, na manhã desta sexta-feira (4)
04/12/2020 - 18h11min SES-RS Corrigir

As ações e o legado que a Secretaria da Saúde (SES) deixa para o Rio Grande do Sul, neste ano de pandemia de coronavírus, foram apresentados pela secretária Arita Bergmann, durante o Seminário Virtual Cenários 2021 - Perspectivas e Oportunidades, promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, na manhã desta sexta-feira (4).

A ampliação de 102% no número de leitos foi destacada pela secretária. Em março deste ano, a rede hospitalar gaúcha contava com 933 leitos de UTI Adulto. Desde então, este número de vagas foi ampliado com 951 novas vagas, chegando a 1.884 leitos na rede pública hospitalar. Mais 113 leitos devem entrar em funcionamento em dezembro.

Outro destaque foi a compra de conjuntos de 230 respiradores e monitores por meio de pregão eletrônico, no valor de R$ 17 milhões. Arita lembrou que o Estado também recebeu 853 desses equipamentos do Ministério da Saúde e contou com a parceria da GM e do Instituto Cultural Floresta no conserto de 161 aparelhos, além da doação de 40 respiradores feita pelo projeto Todos pela Saúde.

A distribuição de mais de 15 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais da saúde de municípios e hospitais, assim como o destino de recursos oriundos de emendas parlamentares das bancadas estadual e federal, também foram citados.

A secretária lembrou que 2020 foi um ano marcado por “dificuldades e superação com solidariedade”. E afirmou: “Temos vontade política, planejamento e forças para vencer este momento difícil”. Ela também destacou que o governo preza pela transparência e pelo diálogo. “Regularizamos os pagamentos de 2014 a 2018 aos municípios”. O Estado também negociou o parcelamento da dívida com os hospitais gaúchos.

“Tivemos agilidade para organizar e transferir recursos destinados ao atendimento da Covid com a assinatura de mais de 500 termos aditivos e contratos feitos em tempo muito curto”, explicou.

Entre as novas propostas para 2021 estão a regionalização da saúde e a conversão dos leitos de UTI habilitados para Covid em leitos de UTI geral.

O Seminário Virtual Cenários 2021 - Perspectivas e Oportunidades foi realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, com a participação de representantes de órgãos como o Instituto de Previdência do Estado (Ipergs), a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e dos dirigentes da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

MAIS NOTÍCIAS

MÁRIO SERRALHEIRO
ROGÉRIO CALÇADOS
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ART MÓVEIS
PADARIA ESTRELA
RESTAURANTE COME COME
FUNERÁRIA BOM PASTOR
OLIDATA
ADRIANO CONRADO
ELETRO CLIC
Mais Lidas
MÁRIO SERRALHEIROROGÉRIO CALÇADOSSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSEART MÓVEISPADARIA ESTRELARESTAURANTE COME COMEFUNERÁRIA BOM PASTOROLIDATAADRIANO CONRADOELETRO CLIC
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +