Polícia

Receita Federal faz apreensão histórica de cocaína no Porto de Santos

Foram encontradas quase três toneladas da droga ocultas em bobinas de alumínio

Compartilhe:
22/12/2020 - 16h43min Seção de Comunicação Institucional da Receita Federal em São Paulo Corrigir

Em ação de rotina, realizada na manhã do dia 22 de dezembro, equipes da Alfândega de Santos apreenderam 2.932 kg de cocaína escondidos em uma carga de exportação.

A droga estava cuidadosamente oculta em carregamento de bobinas de alumínio, destinadas ao porto de Roterdã, na Holanda.

Trata-se de apreensão histórica de cocaína no Porto de Santos. Essa foi a maior já realizada pela Receita Federal no local e a primeira a superar duas toneladas em uma só carga. Até então, a maior havia ocorrido no dia 8 de março de 2019, quando foram apreendidos 1.776 kg ocultos em uma carga de limões frescos acondicionados em caixas de papelão.

A carga desta terça-feira foi selecionada para conferência através de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por imagens de escâner. Durante a inspeção, o cão de faro da Receita Federal sinalizou positivamente para a presença de drogas.

A droga interceptada pela Alfândega foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou a operação a partir de sua localização e prosseguirá com as investigações a partir das informações fornecidas pela Receita. O repasse de informações das operações à polícia judiciária tanto pode dar início a novas investigações, como complementar as que estão em curso. Não há presos.

A Receita Federal apreendeu mais de 20,5 toneladas de cocaína no Porto de Santos em 2020. Até o momento, foram 49 apreensões. Na maior parte dos casos, a droga foi encontrada dentro de contêineres que seriam enviados para a Europa. As cargas em meio as quais o entorpecente é escondido são as mais variadas possíveis. Sucata, óleo, limão, farinha, papel, tripas de carne, açúcar, café e máquinas são alguns exemplos. Além disso, este ano, a Receita Federal em Santos também encontrou cocaína oculta na estrutura de contêineres e dentro de equipamentos.

As maiores ocorrências do ano foram:

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
TBK INTERNET
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBAFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSE