Tecnologia

POLÊMICA: desenvolvedores apontam cópia do Android no Harmony OS 2.0 da Huawei

Fabricante chinesa estreou o sistema para celulares no último dia 16

Compartilhe:
28/12/2020 - 18h20min Corrigir

A Huawei estreou o HarmonyOS 2.0 para celulares no último dia 16 de dezembro. A versão de testes do sistema operacional está liberada para desenvolvedores instalarem em alguns smartphones, como o Huawei P40 e Mate 30, além do tablet Huawei MatePad Pro.

O sistema em caráter experimental estreia poucos meses após o anúncio, em setembro, durante a HDC 2020 (Huawei Developer Conference). O software é voltado tanto para dispositivos móveis quanto para aparelhos como televisões, relógios e afins.

Oficializado em agosto de 2019, o Harmony OS poderá ser instalado em celulares com EMUI 11 no futuro, confome afirma a fabricante.

Mas desde a estreia que alguns desenvolvedores que tiveram acesso ao Harmony OS vêm apontando que o novo software da fabricante chinesa é possivelmente baseado no sistema Android.

As evidências de que o novo sistema da Huawei é baseado no Android surgiram em três frentes, segundo o XDA-Developers neste sábado (26).

A primeira é através de um aplicativo “Hello World” desenvolvido para o Android 4.4.4 (Kit Kat). Ao executá-lo em uma versão mais recente do Android e no Harmony OS 2.0 beta, ambos apresentaram praticamente o mesmo erro para alertar que o aplicativo foi feito para uma versão mais antiga do sistema.

A segunda pista parte de experimentos de um usuário do fórum XDA-Developers. Ao compilar e instalar o Superuser no Harmony OS 2.0 beta em um ambiente virtual, hikari_calyx recebeu o seguinte aviso: “Este aplicativo foi desenvolvido para uma versão mais antiga do HarmonyOS e pode não funcionar corretamente. Tente verificar se há atualizações ou entre em contato com o desenvolvedor”.

Outro desenvolvedor também encontrou traços do sistema operacional do Google na nova solução para celulares e demais dispositivos da Huawei. Neste caso, o Harmony OS apresentou construção de estrutura de sistema similar ao Android após a extração da maior parte da partição de sistema com auxílio do Android Debug Bridge (ADB).

No entanto, as proximidades entre os sistemas podem não ser nenhuma surpresa. Segundo o site especializado, a Huawei mencionou em suas apresentações que usaria, inicialmente, o Android como base para auxiliar em sua transição. Não se sabe, porém, se essa relação, caso confirmada, será mantida no futuro.

Procurada pelo XDA-Developers, a Huawei não comentou sobre o assunto.

Com informações do Tecnoblog

MAIS NOTÍCIAS

AFUBRA MAR 2024
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
AFUBRA MAR 2024
AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNET