Geral

Confira o calendário de pagamento do IPVA do RS

Este ano, o valor do imposto terá redução média estimada em 4,6% de acordo com a tabela da FIPE
12/01/2021 - 09h12min Agência Brasil Corrigir

Após as festividades de Ano Novo, chega o mês de janeiro e com ele, o pagamento de taxas e impostos, entre eles o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A cobrança do imposto, realizada anualmente, tem calendários diferentes de vencimentos, definidos em cada estado.

O pagamento do IPVA é obrigatório e a alíquota apresenta variação conforme o modelo e o ano de fabricação do veículo e também o estado em que o contribuinte mora.

Em alguns estados, o IPVA pode ser pago com desconto, por quem optar pela chamada cota única. Quem não optar pela parcela única, pode pagar o imposto em parcelas que variam de estado para estado.

Rio Grande do Sul

O pagamento do IPVA com desconto no Rio Grande do Sul, teve início em dezembro do ano passado. No estado, quem pagou o tributo até 30 de dezembro conseguiu um desconto extra de 3%.

As alíquotas incidentes sobre o valor dos veículos permanecem as mesmas de 2020: 3% para automóveis e camionetes, 2% para motocicletas e 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetes para locação.

Este ano, o valor do imposto terá redução média estimada em 4,6% de acordo com a tabela da FIPE.

Além do pagamento em cota única, outra possibilidade de pagamento do IPVA 2021 é o parcelamento com desconto. Para isso, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até 29 de janeiro, com 3% de desconto. As próximas duas serão em fevereiro, até o dia 26 com redução de 2%, e março, até o dia 31 com desconto de 1%. Para fazer o parcelamento é obrigatório o pagamento em três vezes dentro dos prazos estipulados.

Além dos descontos pela antecipação, os proprietários que optarem pelo parcelamento também podem obter os descontos dos programas estaduais “Bom Motorista” e “Bom Cidadão”, se tiverem direito. 

Para auxiliar os contribuintes, a Fazenda disponibiliza um site específico sobre o imposto (www.ipva.rs.gov.br) onde é possível consultar todos os dados relativos aos veículos, como multas, valores a pagar e pendências. O contribuinte também pode baixar o aplicativo IPVA RS, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.

O calendário final de pagamento do IPVA 2021 se encerra em abril, conforme o final da placa de cada veículo. O vencimento em 2021 segue a seguinte ordem:

Final da placaData de vencimento
1,2 e 3 30/04
4, 5 e 6 31/05
7 e 8 30/06
9 e 0 31/07

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
MÁRIO SERRALHEIRO
ELETRO CLIC
ADRIANO CONRADO
ROGÉRIO CALÇADOS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ART MÓVEIS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
PADARIA ESTRELA
OLIDATA
RESTAURANTE COME COME
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉMÁRIO SERRALHEIROELETRO CLICADRIANO CONRADO
ROGÉRIO CALÇADOSFUNERÁRIA BOM PASTORART MÓVEISFUNERÁRIA CAMAQUENSEPADARIA ESTRELAOLIDATARESTAURANTE COME COME
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +